FILMES NO CINEMA

A Longa Marcha promete traduzir pós-apocalipse brutal de Stephen King

Publicado em 25/07/25 21:00

Vimos pouco mais de 20 minutos de A Longa Marchanovo filme inspirado em Stephen King, durante painel na San Diego Comic-Con 2025. Confira abaixo nossas primeiras impressões.

As 28 melhores adaptações de Stephen King

"O início do filme te joga direto nesse país detonado e apocalíptico. Há uma tensão subentendida enquanto os jovens se conhecem - o trecho deixa a mostra que podemos nos afeiçoar a eles, mas todos passarão por péssimos bocados até só sobrar um. Vai ser uma caminhada longa que aponta pra muito suspense, situações de risco e possíveis conflitos."

A Longa Marcha | Adaptação de Stephen King lança novo trailer na SDCC

Agora, se você quer saber tudo o que vimos nesse trecho de A Longa Marcha, fica com a gente. COM SPOILERS, hein? Vamos lá:

Descrição completa dos primeiros minutos de A Longa Marcha

O trecho que vimos começa com Raymond Garraty (Cooper Hoffman) recebendo uma carta que o congratula por ter sido sorteado para participar da Longa Marcha, e por “representar o seu país nesses tempos difíceis”

Corta para uma estrada com alguns carros - em um deles, um jovem e sua mãe ouvem rádio. A mãe diz que “aquilo é terrível”, mas o garoto rebate que “é o único jeito”. Eles chegam numa guarita militar e mostram identidades. Quando param novamente, o rapaz tira uma bola de beisebol da mochila, sai do carro e abraça a mãe para se despedir. Ela começa a chorar, então os dois se abraçam de novo, com ele dizendo que “vai ficar tudo bem, pois são apenas alguns dias”.

O menino é deixado sozinho, e é revistado por alguns militares ao lado do personagem de David Jonsson, que é distinguido por uma grande cicatriz na bochecha. Juntos, eles se dirigem para o meio de uma estrada, onde encontram outros jovens, com roupas surradas, incluindo os personagens de Ben Wang e Roman Griffin Davis. Apesar de apavorados, eles brincam entre si na tentativa de aliviar a tensão.

É quando chega o Major, personagem de Mark Hamill, em cima de um jipe. Ele manda todos se sentarem e começa uma chamada, dando números a cada um dos meninos - que também ganham uma dogtag, como a dos soldados estadunidenses. São 49 competidores ao todo.

O Major começa o seu discurso, dizendo que cada um deles tem a chance de alcançar a glória. O problema é a preguiça, e a longa marcha é a solução - só com ela os EUA serão “número 1 de novo”. No mesmo discurso, o Major dá as regras da caminhada: entre elas, não sair do pavimento, não trabalhar em equipe (só pode haver um vencedor), e não buscar uma linha de chegada. Ele atira para cima, e a marcha começa.

Um jipe segue os caminhantes pela frente, com militares armados vigiando. Conforme a marcha continua, vemos animais mortos na beira da estrada e carros encostados no mato. Um cachorro acorrentado late para eles. Um policial na estrada presta continência aos caminhante, e um dos jovens se revolta, mostrando-lhe o dedo do meio e cospindo no pé dele.

Cinco milhas depois, eles encontram uma plantação, e os primeiros caminhantes recebem advertências - o número 5, por parar e amarrar o cadarço. Na segunda vez que ele faz isso, os jipes param do lado dele. Os militares descem e apontam a pistola para o garoto, que se levanta rapidamente. Os seus colegas de caminhada reclamam, dizendo que ele “gastou as advertências muito cedo”. 

Mais duas milhas, e os rapazes seguem conversando entre si. Falam vagamente da “situação do país”, e dizem que nenhum deles se voluntariou para estar ali. Um dos caminhantes puxa um cigarro, que os outros decidem compartilhar, enquanto o personagem de Ben Wang reclama. Número 49 diz que vai escrever um livro sobre a longa marcha, e o número 23 diz que não vai precisar disso se ganhar e ficar rico.

O personagem de Roman Griffin Davis sente câimbra e cai na estrada, levando dois colegas a tentar ajudá-lo. Ele consegue continuar caminhando, mas Davis chora de dor e se ajoelha. Os militares não perdoam, atirando no garoto. Os outros personagens seguem adiante, proibidos de olhar para trás.

Tudo sobre A Longa Marcha

Além de Mark Hamill (Star Wars) e Judy Greer (The Best Christmas Pageant Ever), o elenco da adaptação conta com Roman Griffin Davis (JoJo Rabbit), Charlie Plummer (National Anthem), Garrett Wareing (Manifest), Tut Nyuot (The Witcher: Blood Origin), Ben Wang (American Born Chinese), Jordan Gonzalez (Pretty Little Liars: Original Sin), Joshua Odjick (Wildhood), Cooper Hoffman (Licorice Pizza) e David Jonsson (Alien: Romulus).

O longa será dirigido por Francis Lawrence (Constantine) a partir de um roteiro de JT Mollner (Strange Darling). Lawrence também está produzindo o filme para a Lionsgate

Francis Lawrence quer chamar Lady Gaga para próximo filme Jogos Vorazes reflete sobre “sedução do autoritarismo”

Escrito sob o pseudônimo Richard Bachman, o livro é ambientado num futuro distópico e acompanha um grupo de 100 adolescentes que se inscrevem num concurso anual arriscado. O vencedor ganha o que quiser pelo resto de sua vida, enquanto todos os perdedores são condenados à morte. Para ganhar, é preciso seguir duas regras: não parar e andar mais rápido do que quatro milhas por hora (aproximadamente, 6,4 km/h).

O longa chega em 11 de setembro de 2025 aos cinemas brasileiros.

load_js();

Fonte: Omelete // João Jedi e Caio Coletti

Veja também