FILMES NO CINEMA

'22 Contra a Terra': 22 se rebela em curta que se passa antes de "Soul"

Publicado em 30/04/21 05:00

'22 Contra a Terra': 22 se rebela em curta que se passa antes de "Soul"

Cena de '22 Contra a Terra'
Disney/Pixar

Beatriz Amendola

De Splash, em São Paulo

30/04/2021 04h00

"Soul" saiu do Oscar com não um, mas dois prêmios: melhor animação e melhor trilha sonora. E agora, poucos dias depois, é a nossa vez de reencontrar 22, a alma rebelde, em uma nova produção: o curta "22 Contra a Terra", que estreia nesta sexta no Disney+.

Sim, a mesma 22 que acompanhou Joe no filme:

A alma 22 em 'Soul'
Imagem: divulgação/Disney Pixar
Continua depois da publicidade

A história de aproximadamente seis minutos acontece bem antes dos eventos de "Soul", quando 22 reúne outras almas para (tentar) se rebelar contra a Terra e impedir que elas desçam para cá.

Foi justamente a possibilidade de encontrar a 22 de antes do filme que animou Kevin Nolting, diretor de "22 Contra a Terra" e editor de "Soul". "O que fez 22 ser quem ela é em meio a todas essas almas inocentes que só pulam para a Terra?", diz ele a Splash.

Não é spoiler dizer que as coisas não saem bem como o planejado para 22...

E ela descobre que inspirações podem vir em formas bem inusitadas, o que para Nolting é uma das mensagens mais importantes do curta.

Você nem sempre tem esse grande plano para sua vida. Ou, se você tem, não necessariamente ele sai como planejado. Coisas acontecem e você aproveita as oportunidades que surgem.
Continua depois da publicidade

Foi o caso do próprio diretor, que faz sua estreia no cargo com "22 Contra a Terra", depois de quase 20 anos trabalhando para a Pixar em produções como "Procurando Nemo" e "Wall-E".

E sabe quanto tempo ele e a equipe demoraram para fazer o curta? Seis meses.

Sim, seis meses para fazer um curta que você vê rapidinho. Isso aconteceu no ano passado, durante a reta final da produção de "Soul".

Pôster de '22 Contra a Terra'
Imagem: Divulgação

"Começamos no fim de fevereiro e em setembro estávamos fazendo a mixagem", lembra Nolting. "Nós tivemos uma vantagem porque as pessoas estavam terminando de trabalhar em 'Soul', então podíamos contar com a ajuda delas antes que elas saíssem de férias."

Continua depois da publicidade

E o sentido da vida?

Ok, aqui falamos um pouco do fim de "22 Contra a Terra", então, se você não quer saber, só volte depois de ver, combinado?

Imagem: Arte UOL

O curta termina bem quando um Zé (ou Jerry, se você vê em inglês) vai explicar para o outro qual é o sentido da vida. Assim que ele vai dar a resposta, há um corte para os créditos —o que era a intenção desde o começo.

Afinal, ninguém tem essa resposta definitiva, né?

É sempre mais esperto deixar o público pensando, especialmente porque não há uma resposta. Que resposta iria satisfazer a todos? Você tem que pensar no que significa para você.

Fonte: UOL Cinemas

Veja também