José Rico Alves dos Santos (São José do Belmonte, 29 de junho de 1946 – Americana, 3 de março de 2015) foi um cantor e instrumentista brasileiro de música sertaneja. Tornou-se conhecido como integrante da célebre dupla sertaneja Milionário & José Rico, que rendeu a ele e a Milionário o apelido de "As Gargantas de Ouro do Brasil".
José Rico ficou marcado pela forma como se apresentava, de óculos escuros, joias e com uma das unhas pintadas, além da interpretação singular e a potência vocal marcante. Em mais de quarenta e cinco anos de carreira, lançou dois álbuns em carreira solo (a dupla se separou entre 1991 e 1993), além de receber disco de platina triplo pelo álbum Estrada da Vida (1977) e disco de platina por Tribunal do Amor (1982).
O cantor também teve uma breve carreira no cinema, atuando ao lado de Milionário nas biografias musicais Na Estrada da Vida (1983), com direção do cineasta Nelson Pereira dos Santos, e Sonhei com Você (1988), dirigido por Ney Santanna, que contavam a história da dupla Milionário & José Rico e contavam com trilha sonora produzida pelos próprios cantores.
Pouco mais de vinte anos após o retorno das atividades em dupla, em março de 2015, deu entrada em um hospital em Americana, São Paulo, onde foi vítima de uma parada cardíaca e faleceu aos sessenta e oito anos. Em sua discografia com Milionário, constam mais de trinta discos, incluindo trilhas sonoras para filmes biográficos da dupla.