Whoopi Goldberg

Whoopi Goldberg, nome artístico de Caryn Elaine Johnson (Nova Iorque, 13 de novembro de 1955) é uma atriz e comediante de teatro, cinema e televisão, além de cantora e apresentadora americana.

Foi indicada ao Oscar de melhor atriz, pela sua interpretação dramática em 1986, no filme The Color Purple (1985), de Steven Spielberg, e ganhou, pela sua interpretação cômica em 1991, por Ghost (1990), como atriz coadjuvante/secundária.

Seguiu, no cinema, um lado mais cômico como por exemplo em Sister Act, Sister Act 2: Back in the Habit e Corina, Corina. Apresentou, também, a cerimônia do Oscar quatro vezes.

Ao ganhar o Tonys, Whoopi se tornou a primeira atriz negra a obter a "Tríplice Coroa de Atuação" (em inglês: Triple Crown of Acting), termo usado para descrever atores que foram premiados com os mais prestigiosos prêmios de atuação dos três diferentes veículos de mídia: cinema, televisão e teatro, respectivamente com o Oscar, Emmy e Tony. Em 2017, foi horada com um Disney Legends Awards por suas contribuições à Walt Disney Company.