
Toni Michelle Braxton (Severn, 7 de outubro de 1967) é uma premiada cantora, compositora e atriz norte-americana. Chegou a fama na década de 1990, onde ficou conhecida por suas baladas românticas, recebendo aclamação da critica e o título de "Rainha do R&B". Ela vendeu mais de 70 milhões de discos em todo o mundo e é uma das artistas femininas mais vendidas da história. Ela já ganhou sete Grammy Awards, sete American Music Awards, cinco Billboard Music Awards, entre vários outros prêmios. Seu álbum de estreia, Toni Braxton (1993), vendeu 10 milhões de cópias em todo o mundo e gerou os sucessos "Another Sad Love Song" e "Breathe Again". Seu segundo álbum, Secrets (1996), o mais bem sucedido de sua carreira, vendeu mais de 15 milhões de cópias mundialmente e rendeu seus singles de maior sucesso: "You're Makin' Me High", "How Could an Angel Break My Heart", "I Don't Want To", e sua canção assinatura, "Un-Break My Heart".
Seu terceiro álbum, The Heat (2000), vendeu quatro milhões de cópias em todo o mundo e gerou os sucessos "He Wasn't Man Enough" e "Spanish Guitar". Os álbuns subsequentes, Snowflakes (2001), More Than a Woman (2002), Libra (2005) e Pulse (2010), foram lançados em meio a disputas contratuais, problemas financeiros e de saúde. Em 2014, ela e seu colaborador de longa data, Babyface, lançaram o álbum de duetos Love, Marriage & Divorce, que ganhou o prêmio de Melhor Álbum de R&B no Grammy Awards de 2015. Seus lançamentos recentes são os álbuns, Sex & Cigarettes (2018) e Spell My Name (2020).
Em sua carreira de atriz, Braxton já estrelou vários filmes e musicais na Broadway. De 2011 a 2020, ela estrelou e produziu o reality show, Braxton Family Values, que mostrava a sua rotina de suas irmãs. Em maio de 2014, ela publicou seu livro de memórias, Unbreak My Heart: A Memoir. Em 2016, lançou no canal Lifetime, um filme biográfico intitulado, Toni Braxton: Unbreak My Heart. Em 2017, ela foi homenageada com o Legend Award no Soul Train Music Awards.