Tom Hanks

Thomas Jeffrey Hanks, mais conhecido como Tom Hanks (Concord, 9 de julho de 1956), é um ator, produtor, roteirista e diretor norte-americano. Destacou-se em diversos filmes de sucesso, como: Forrest Gump, Apollo 13, That Thing You Do!, The Green Mile, The Terminal, Inferno, Saving Private Ryan, You've Got Mail, Sleepless In Seattle. Charlie Wilson's War, Catch Me If You Can, Cast Away, A League Of Their Own, The Da Vinci Code, Captain Phillips, Angels & Demons, Splash, Big, Road To Perdition, Philadelphia e como a voz do personagem Woody na série de filmes de animação Toy Story e também pelas vozes em The Polar Express.

Já foi indicado e venceu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo sua vitória ao Oscar de Melhor Ator e um Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama por sua interpretação em Philadelphia, e um Globo de Ouro, um Oscar, um prêmio do Screen Actors Guild e um People's Choice Award de melhor ator por seu papel em Forrest Gump. Também recebeu o Prêmio Stanley Kubrick Britannia por Excelência no Cinema da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA) em 2004.

Em 2012, os filmes de Hanks haviam totalizado mais de 4,2 bilhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos, e em 2017, mais de 9 bilhões em todo o mundo, o que fez dele um dos atores mais bem-sucedidos de todos os tempos.