Tom Bower

Thomas Ralph Bower (Denver, 3 de janeiro de 1938 – Los Angeles, 4 de junho de 2024) foi um ator norte-americano.

No colegial, era um dos melhores jogadores de beisebol e pensava em seguir carreira no esporte, porém, em 1955 entrou para a "American Academy of Dramatic Arts", em Nova York, sendo colega de classe de Robert Redford. Apos um breve curso no "John Cassavetes Shadows Workshop", foi escolhido por John Cassavetes para atuar em "Shadows", filme de 1959, no primeiro trabalho de Cassavetes como cineasta.

Atuou em mais de 80 peças teatrais e em mais de 100 produções cinematográfica e televisiva, tais como: "Two-Minute Warning", "Buffalo Soldiers", "Split Decisions", "Beverly Hills Cop II", "Nixon", "Appaloosa", "Digging for Fire", "Glass", "The Rockford Files", "Far from Home: The Adventures of Yellow Dog", "True Believer", "Gospel Hill", "The Negotiator", "The Bionic Woman", "The Waltons", "China Beach" ou "Criminal Minds".

Foi membro do comitê de indicação do "Sundance Institute" (realizador do Festival Sundance de Cinema) por muitos anos, sendo convidado diretamente por Robert Redford em 1981. Também foi participante ativo do Conselho Nacional de Diretores da "Screen Actors Guild".

Pelo conjunto de sua obra, em 2011 recebeu o prêmio "The Sophia" pelo "Syracuse International Film Festival".

Morreu no dia 4 de junho aos 86 anos.