Thalita Carauta

Thalita Carauta (Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1982) é uma atriz, autora e diretora brasileira. Ficou conhecida por seus papéis cômicos no teatro e televisão, onde, mais tarde, consagrou-se como uma artista versátil. Carauta é ganhadora de vários prêmios, incluindo um Grande Otelo, um Prêmio Qualidade Brasil e um Prêmio Extra de Televisão, além de ter recebido indicações para dois Prêmios Guarani de Cinema.

Carauta iniciou sua carreira no Teatro O Tablado ao lado de grandes nomes do teatro nacional. Sua estreia profissional foi em Um Príncipe Desencantado (1996). Mais tarde, conseguiu se destacar no teatro em peças de comédia, com destaque para as performances em Os Suburbanos (2000–05), o qual também é de sua autoria. No entanto, foi na televisão em 2010 que ela conseguiu sua primeira consagração artística ao interpretar personagens no programa Zorra Total, recebendo prêmios no Melhores do Ano e Prêmio Extra de Televisão.

No cinema, consagrou-se por sua atuação no filme O Lobo Atrás da Porta, pelo qual foi reconhecida com o Grande Otelo de Melhor Atriz Coadjuvante. Ainda se destacou como protagonista nos filmes S.O.S. Mulheres ao Mar (2014), Duas de Mim (2017), esteve ainda em O Silêncio da Chuva (2021) – pelo qual foi eleita Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema do BRICS –, e 4x100: Correndo por um Sonho, sendo nomeada ao Prêmio Guarani de Melhor Atriz por este último. No teatro, destacou-se ainda em A Favela (2012–14) e na nova montagem de 5X Comédia (2016–18).

Na televisão, estreou nas novelas em Páginas da Vida (2006) como a empregada Lídia e destacou-se como a cantora divertida Gorete em Segundo Sol (2018), ainda esteve em evidência nas séries Chapa Quente (2015), como a obcecada Celma, e Segunda Chamada (2019), como a professora de matemática Eliete, papel que lhe rendeu inúmeros elogios da crítica. Recebeu novamente aclamação do público e da crítica como a ex-atriz pornô Mauritânia em Todas as Flores (2022), papel esse que lhe rendeu o posto de protagonista em novelas em Elas por Elas (2023), sendo essa sua primeira protagonista em novelas.