Steve Buscemi

Steven Vincent "Steve" Buscemi (Nova York, 13 de dezembro de 1957) é um ator, roteirista e diretor de cinema norte-americano. Membro-associado da célebre companhia de teatro experimental The Wooster Group, Buscemi estrelou e atuou em diversos filmes, independentes e de Hollywood, como New York Stories, Reservoir Dogs, Desperado, Con Air, Armageddon, The Grey Zone, Ghost World e Big Fish, além das séries de televisão The Sopranos e Boardwalk Empire, da HBO. Tornou-se célebre por aparecer em papéis de destaque em diversos filmes dos irmãos Coen, como Miller's Crossing, Barton Fink, The Hudsucker Proxy, Fargo, The Big Lebowski e Paris, je t'aime.

Desde 2010 tem interpretado o protagonista em Boardwalk Empire, um sucesso de crítica e público que lhe rendeu dois prêmios do Prémios Screen Actors Guild, um Globo de Ouro de melhor ator em série dramática, e uma indicação para um Prêmio Emmy do Primetime de melhor ator principal em série dramática.

Sua estreia como diretor se deu em 1996, com Trees Lounge, no qual também atuou. Outros de seus trabalhos incluem Animal Factory (2000), Lonesome Jim (2005) e Interview (2007).

CURIOSIDADES

Em 1976, Steve Buscemi fez o teste de serviço civil do FDNY quando tinha apenas 18 anos. Em 1980, Steve Buscemi tornou-se um bombeiro de Nova York.

Por quatro anos, Steve atuou em uma das mais movimentadas companhia do corpo de bombeiros de Nova York, a Engine Co. 55, em Little Italy, em Manhattan. Mais tarde, ele deixou o serviço de bombeiros para se tornar um ator, escritor e diretor de sucesso.

Ataque terrorista de 11 de setembro de 2001

Steve contou recentemente sobre seu papel durante os dias após o atentado de 11 de setembro, no dia do atentado Steve ligou várias vezes para o corpo de bombeiros de Nova York mas não teve respostas, então viajou até Nova York e encontrou sua antiga companhia trabalhando por lá, a Engine 55, então se juntou a eles no dia 12 de setembro e trabalhou por dias em turnos exaustivos de 12 horas cavando e vasculhando os escombros do World Trade Center em busca de sobreviventes.

Pouquíssimas fotografias e nenhuma entrevista existe porque ele as recusou, pois ele não estava lá para a publicidade.

Furacão Sandy 2012

Também não muito conhecido é que em 2012 Steve apareceu em Breezy Point, Nova York e silenciosamente ajudou nos esforços de limpeza dos danos e destruição em massa deixados pelo super furacão Sandy.