Spike Milligan

Terence Alan Milligan (Ahmadnagar, 16 de abril de 1918 - Rye, 27 de fevereiro de 2002), conhecido como Spike Milligan, foi um comediante, escritor, poeta, dramaturgo e ator britânico-irlandês.

Filho de pai irlandês e mãe inglesa, Millligan passou a infância na Índia, onde nasceu. A maior parte de sua vida profissional foi passada no Reino Unido. Ele não gostava de seu primeiro nome, e começou a se chamar de "Spike" depois de ouvir uma banda na Radio Luxembourg chamada Spike Jones and his City Slickers.

Milligan foi co-criador, roteirista principal e um dos principais membros do programa de rádio britânico The Goon Show, interpretando uma série de papéis, incluindo os populares personagens Eccles e Minnie Bannister. Milligan escreveu e editou vários livros, incluindo Puckoon e seu relato autobiográfico de sete volumes de seu tempo servindo durante a Segunda Guerra Mundial, começando com Adolf Hitler: My Part in His Downfall. Também ficou conhecido como um escritor popular de versos cômicos; grande parte de sua poesia foi escrita para crianças, incluindo o Silly Verse for Kids (1959). Após o sucesso com o The Goon Show, Milligan traduziu esse sucesso para a televisão com Q5, que foi um show de esquetes surreais que é creditado como grande influência sobre os membros do Monty Python's Flying Circus. Ele foi o primogênito, mais longevo e último sobrevivente dos Goons.

Quando a Commonwealth Immigrants Act (Lei de Imigrantes da Commonwealth) removeu o direito automático de Milligan, de origem indiana, à cidadania britânica em 1962, ele se tornou cidadão irlandês, exercendo um direito conferido através do seu pai nascido na Irlanda.