Sonam Kapoor

Sonam Kapoor Ahuja (Mumbai, 9 de junho de 1985) é uma atriz e filantropa indiana. Ela recebeu dois prêmios nacionais na Índia, o National Film Awards e o Filmfare Awards, e, entre 2012 e 2016, figurou na lista de Celebrity 100 da revista Forbes India por seu faturamento e popularidade.

Filha do ator Anil Kapoor, Kapoor começou sua carreira em 2005 como diretora assistente em Black, o drama amplamente aclamado do diretor Sanjay Leela Bhansali. Posteriormente, estreou como atriz no drama romântico de Bhansali, Saawariya, um fracasso de bilheteria, tendo seus primeiros sucessos comercias com a comédia romântica I Hate Luv Storys (2010) e a comédia dramática Aisha (2010). No entanto, prosseguiu em uma série de fracassos comercias e papéis repetitivos, o que lhe rendeu críticas negativas. O sucesso de bilheteria Raanjhanaa foi um divisor de águas na carreira de Kapoor, rendendo elogios e indicações de melhor atriz em diversas cerimônias de premiação. Kapoor teve seus maiores sucessos comerciais com papéis coadjuvantes nos filmes biográficos Bhaag Milkha Bhaag (2013) e Sanju (2018) e um papel principal no romance Prem Ratan Dhan Payo (2015); os dois últimos figuram entre os filmes mais bem-sucedidos de Bollywood. Sua interpretação altamente elogiada como Neerja Bhanot no suspense biográfico Neerja (2016) resultou em um prêmio de menção especial no National Film Award e um prêmio de melhor atriz no Filmfare Critics Award, e logo após, ela teve um papel principal no filme de amizade feminina Veere Di Wedding (2018), ambos os quais estão entre os filmes em hindi mais bem-sucedidos de todos os tempos com mulheres no papel principal.

Kapoor apoia a conscientização pelo câncer de mama e direitos LGBT. Conhecida na mídia por sua personalidade franca, ela é frequentemente reconhecida como uma das celebridades mais estilosas da Índia. Ela é casada com o empresário Anand Ahuja.