Sérgio Britto

Sérgio Pedro Corrêa de Britto (Rio de Janeiro, 29 de junho de 1923 - Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2011) foi um consagrado ator, diretor, apresentador e roteirista de cinema, televisão e teatro brasileiro.

Considerado um dos maiores atores do país, Sérgio Britto foi responsável pela direção de Ilusões Perdidas, primeira telenovela produzida e exibida pela TV Globo.Na TV Tupi, Britto idealizou e dirigiu o Grande Teatro Tupi, um dos programas mais populares da extinta Tupi. Exibido ao vivo, nas noites de segundas feiras, o teleteatro revelou para público carioca nomes como Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Ítalo Rossi. As adaptações para a televisão das peças de teatro eram feitas por Manoel Carlos. Apesar do pioneirismo na televisão, foi o teatro que o consagrou.

Em 1959, funda no Rio de Janeiro a companhia Teatro dos Sete, junto com Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Ítalo Rossi e o diretor italiano Gianni Ratto. A estreia foi no Theatro Municipal do Rio com o espetáculo “O Mambembe, de Artur Azevedo.