
Russell Edward Brand (Grays, 4 de junho de 1975) é um comediante, ator e personalidade de internet britânico. Originalmente conhecido por seu estilo extravagante e loquaz, Brand recebeu três British Comedy Awards e uma nomeação ao BAFTA.
Brand alcançou fama na Inglaterra, após apresentar um spin-off do programa Big Brother, Big Brother's Big Mouth, e pelo seu programa de rádio, entre outras séries de televisão e cerimônias de premiação. Também apareceu em vários filmes, incluindo a comédia romântica Forgetting Sarah Marshall, St Trinian's e Bedtime Stories. Também é conhecido por várias controvérsias que o cercaram nos meios de comunicação britânicos, tais como o Prank 2008, que levou à sua demissão da BBC.
A partir da década de 2010, passou a se dedicar quase que exclusivamente ao ativismo político. Inicialmente, era visto como um progressista que se posicionava contra o movimento reacionário. Contudo, durante a pandemia da COVID-19, o canal de Brand no YouTube passou por um aumento de atividade e uma mudança na direção política, pendendo para o conservadorismo, e foi acusado de promover o negacionismo da COVID, anti-intelectualismo e teorias da conspiração, endossando e apoiando várias causas da extrema-direita.
Em setembro de 2023, após uma investigação conjunta do The Times, The Sunday Times e da série de documentários Dispatches do Channel 4, cinco mulheres acusaram publicamente Brand de agressão sexual e abuso sexual e emocional. Brand negou as acusações e atacou a integridade das vítimas.