Ronaldo de Assis Moreira (Porto Alegre, 21 de março de 1980), mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista, segundo atacante ou ponta-esquerda. Amplamente reconhecido como um dos jogadores mais talentosos da história, destacou-se pela extrema habilidade, pelos dribles memoráveis e pela técnica refinada. É considerado por muitos jornalistas e ex-atletas como o mais talentoso de sua geração. Especialista em bolas paradas, popularizou a cobrança de falta por baixo da barreira. Além do desempenho técnico, ficou marcado pelo estilo alegre e carismático dentro de campo.
Ronaldinho foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2004 e 2005, período em que viveu o auge de sua carreira atuando pelo Barcelona. Foi o primeiro futebolista na história a ter conquistado a Liga dos Campeões da UEFA, a Copa Libertadores da América, a Copa do Mundo FIFA e também ter sido eleito o Melhor do Mundo. Venceu ainda a tradicional premiação Bola de Ouro da France Football em 2005, entrando para o seleto grupo de atletas que conquistaram a tríplice coroa: Bola de Ouro, Copa do Mundo e Liga dos Campeões. Recebeu outras premiações como Melhor Jogador do Ano pela World Soccer (2004 e 2005) e pela FIFPro (2005 e 2006).
É, ao lado de Cuauhtémoc Blanco, o maior artilheiro da história da Copa das Confederações, com nove gols. No ano de 2013 venceu o prêmio Rei da América, em eleição anual do jornal uruguaio El País, superando Neymar e Maxi Rodríguez.
Em outubro de 2024, foi anunciado como embaixador da cidade de Miami para a Copa do Mundo FIFA de 2026.