Roman Reigns

Leati Joseph Anoaʻi (pronúncia samoana: [a.noˈaʔ.i] ah-no-AH ee; nascido em 25 de maio de 1985) é um lutador profissional americano e ex-jogador de futebol. Como lutador, ele assinou contrato com a WWE desde 2010 e atualmente atua em tempo parcial na marca SmackDown sob o nome de ringue Roman Reigns. Ele é o líder da stable The Bloodline e membro da família Anoa'i. O reinado do título de Reigns de 1.316 dias como Campeão Indiscutível Universal dos Pesos Pesados da WWE foi o quarto reinado de título mundial mais longo na história da WWE e o reinado de campeonato mais longo desde 1988.

Depois de jogar futebol americano universitário pela Georgia Tech, Anoa'i começou sua carreira no futebol profissional com breves passagens fora da temporada com o Minnesota Vikings e o Jacksonville Jaguars da National Football League (NFL) em 2007. Ele então jogou uma temporada completa pela Canadian Football League ( CFL) Edmonton Eskimos em 2008, antes de sua liberação e aposentadoria do futebol. Ele então seguiu carreira no wrestling profissional e foi contratado pela WWE em 2010, reportando-se ao seu território de desenvolvimento Florida Championship Wrestling (FCW). Sob o nome de Roman Reigns, ele fez sua estreia no elenco principal em 2012 como membro do The Shield ao lado de Dean Ambrose e Seth Rollins. Eles se uniram até a separação em 2014, após o qual Reigns entrou na competição individual, embora o trio se reunisse ocasionalmente até Ambrose deixar a WWE em 2019.

Reigns é seis vezes campeão mundial da WWE, tendo conquistado o Campeonato da WWE quatro vezes e o Campeonato Universal da WWE duas vezes; ele ganhou seu quarto campeonato da WWE durante seu segundo reinado no campeonato universal e, como tal, foi reconhecido como Campeão Indiscutível Universal da WWE. Ele também foi ex-Campeão dos Estados Unidos da WWE, ex-Campeão Intercontinental da WWE, ex-Campeão de Duplas da WWE (com Rollins), vencedor do Royal Rumble de 2015 e Superstar do ano de 2014. Ele empatou o recorde da WWE de maior número de eliminações em uma partida do Survivor Series com quatro no evento de 2013 e também detinha anteriormente o recorde de maior número de eliminações em uma partida do Royal Rumble com 12 no evento de 2014. Ao vencer o Campeonato Intercontinental, ele se tornou o 28º Campeão da Tríplice Coroa e o 17º Campeão do Grand Slam. Reigns foi a atração principal de vários eventos pay-per-view, incluindo o principal evento da WWE, WrestleMania, um recorde nove vezes (31, 32, 33, 34, 37, 38, 39 e ambas as noites de 40). Além disso, ele foi classificado em primeiro lugar na lista anual PWI 500 da Pro Wrestling Illustrated dos 500 melhores lutadores individuais em 2016 e 2022.

A partir de 2014, a WWE posicionou Reigns como um personagem heróico e tentou estabelecê-lo como o próximo "rosto da empresa", o que foi recebido com intensa desaprovação pelo público e pela crítica. Após seu retorno de um hiato em agosto de 2020, ele foi reembalado como um personagem vilão retratando um chefe tribal, que foi geralmente recebido com aclamação. Reigns é geralmente considerado um dos melhores lutadores profissionais ativos no mundo atualmente.