Roddy Piper

Roderick George Toombs (Saskatoon, 17 de abril de 1954 — Hollywood, 31 de julho de 2015), mais conhecido por seu nome de ringue Rowdy Roddy Piper (conhecido no Brasil durante a década de 1980 como "Gaiteiro"), foi um ator e lutador de luta livre profissional canadense, sendo conhecido pela sua passagem na World Wrestling Federation (WWF, agora WWE) em meados dos anos 1980 e 1990. Embora ele fosse canadense, devido à sua herança escocesa, a sua personagem foi assim tratada: ele era anunciado de Glasgow, usava um kilt e seu tema de entrada era composto por uma gaita de fole. Ele ganhou o apelido de "Rowdy", por mostrar a característica "raiva escocesa", espontaneidade e raciocínio rápido. Apesar de ser um favorito do público por causa de sua personalidade forte, muitas vezes ele desempenhou o papel de um vilão. Além de seu nome de ringue, Piper também era conhecido pelo apelido de "Hot Rod".

Piper encabeçou vários grandes eventos em pay-per-view; ele participou dos principais eventos do WrestleMania I e WrestleMania X, como árbitro convidado especial neste último. Ao todo, venceu 34 campeonatos em várias promoções durante sua carreira. Seus rivais mais notáveis incluíam Greg Valentine, Adrian Adonis e Hulk Hogan, com a disputa contra Hogan também envolvendo Captain Lou Albano e cantora Cyndi Lauper. Piper foi introduzido no WWE Hall of Fame em 2005 e nomeado como o melhor vilão na história da luta livre profissional pela WWE.

Piper atuou vários filmes e programas de televisão, incluindo o papel principal em 1988 no longa Eles Vivem e um papel recorrente em Nunca Chove em Filadélfia.