Robert Downey Jr.

Robert John Downey, Jr. (Nova Iorque, 4 de abril de 1965) é um ator, cantor, compositor e pianista americano. Estreou como ator em 1970 aos 5 anos, no filme Pound, dirigido por seu pai, Robert Downey, Sr., e desde então tem atuado constantemente em trabalhos para televisão, cinema e ópera.

Durante os anos 80, ele participou de diversos filmes associado a Brat Pack. Less than Zero (br: Abaixo de Zero) foi um filme particularmente notável, não apenas porque foi a primeira atuação de Downey aclamada pela crítica, mas também porque impulsionou o já existente problema com drogas do ator. Após este filme, Downey passou a atuar em filmes de maior escala, como Air America, Soapdish e Natural Born Killers (Assassinos por Natureza). Ele interpretou Charlie Chaplin em 1992 no filme Chaplin, pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator. Porém, foi como o bilionário Tony Stark / Homem de Ferro que ganhou maior notoriedade, interpretando-o no Universo Cinematográfico Marvel.

Foi o ator mais bem pago do mundo durante três anos seguidos (2013, 2014, 2015), com ganhos de $50, $75, e $80 milhões de dólares, respectivamente.