Ringo Starr

Sir Richard Starkey Kt, MBE (Liverpool, 7 de julho de 1940), mais conhecido pelo seu nome artístico Ringo Starr, é um músico, compositor e ator britânico, que ganhou fama como baterista dos Beatles. Além de atuar como baterista, Starr foi intérprete de canções de sucesso dos Beatles, como "With a Little Help from My Friends", "Yellow Submarine", "Good Night" e seus covers de "Boys" e "Act Naturally". Ele também compôs e cantou "Don't Pass Me By" e "Octopus's Garden", e é creditado como co-compositor em outras, incluindo "What Goes On".

Starr sofreu por doenças com risco de vida durante a infância e ficou para trás na escola como resultado de hospitalizações prolongadas. Ele trabalhou brevemente na British Rail antes de garantir um aprendizado como mecânico em uma fabricante de equipamentos de Liverpool. Logo depois, se interessou pela moda do skiffle no Reino Unido e desenvolveu uma grande admiração pelo gênero. Em 1957, co-fundou sua primeira banda, o Eddie Clayton Skiffle Group, que ganhou várias reservas locais de prestígio antes que a moda sucumbisse para o rock and roll no início de 1958. Quando os Beatles foram formados em 1960, Starr era membro de outro grupo de Liverpool, o Rory Storm and the Hurricanes. Depois de alcançar um sucesso moderado no Reino Unido e em Hamburgo, deixou os Hurricanes e se juntou aos Beatles em agosto de 1962, substituindo Pete Best.

Starr desempenhou papéis-chave nos filmes dos Beatles e apareceu em vários outros. Após a separação da banda em 1970, ele lançou vários singles de sucesso, como os hits "It Don't Come Easy", "Photograph" e "You're Sixteen". Em 1972, lançou seu single de maior sucesso no Reino Unido, "Back Off Boogaloo", que alcançou o número dois. Alcançou sucesso crítico e comercial com o álbum Ringo, de 1973, que foi um dos dez maiores lançamentos daquele ano no Reino Unido e nos Estados Unidos. Ele já participou de vários documentários e apresentou programas de televisão. Ele também narrou as duas primeiras temporadas do programa infantil Thomas & Friends e interpretou "Mr. Conductor" durante a primeira temporada da série infantil Shining Time Station, da PBS. Desde 1989, excursiona com sua All Starr Band.

A musicalidade de Starr recebeu elogios de outros bateristas, incluindo Phil Collins e Steve Smith. Ele foi introduzido no Modern Drummer Hall of Fame em 1998. Em 2011, os leitores da Rolling Stone o nomearam o quinto maior baterista de todos os tempos. Starr, que já havia sido incluído no Rock and Roll Hall of Fame como Beatle em 1988, foi indicado por sua carreira solo em 2015, fazendo dele um dos 21 artistas indicados mais de uma vez. Ele é o baterista mais rico do mundo, com um patrimônio líquido de 350 milhões de dólares. Em 2018, foi nomeado Cavaleiro Celibatário por seus serviços prestados à música.