Rachel Weisz

Rachel Hannah Weisz ( /ˈvaɪs/ / vice /; Londres, 7 de março de 1970) é uma atriz e modelo britânica.

Weisz começou sua carreira no Trinity Hall, Cambridge no início de 1990, em seguida, começou a trabalhar na televisão, aparecendo em Inspector Morse, a minissérie britânica Scarlet and Black, e o filme para televisão Advocates II. Ela fez sua estreia no cinema no filme Death Machine (1994), mas seu primeiro papel de destaque foi no filme Chain Reaction (1996), levando a um papel de alto perfil como Evelyn Carnahan-O'Connell nos filmes de The Mummy (1999) e The Mummy Returns (2001). Outros filmes notáveis ​​apresentando Weisz foram Enemy at the Gates, About a Boy, Constantine, The Fountain e The Constant Gardener, pelo qual recebeu um Oscar, um Globo de Ouro e um prêmio do Screen Actors Guild por seu papel coadjuvante como Tessa Quayle. Ela tem sido rotulada como uma "rosa Inglesa", desde que seu papel menor em Stealing Beauty (1996).

Weisz também trabalha no teatro. Sua fase de descoberta foi na peça teatral Design for Living de Noël Coward, de 1994, o que lhe valeu o London Critics Circle Award para a estreante mais promissora. Performances de Weisz também incluem a produção da Donmar Warehouse de Tennessee Williams Suddenly, Last Summer, de 1999, e seu renascimento A Streetcar Named Desire, de 2009. Sua interpretação de Blanche DuBois na última peça ganhou um Critics' Circle Theatre Award de Melhor Atriz. Ela recentemente atuou Evanora em Oz: The Great and Powerful.

Em 2018, ela recebeu aclamação da crítica por sua interpretação de Sarah Churchill, no filme The Favourite sendo indicada aos principais prêmios cinematográficos como o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema,Prémio Screen Actors Guild de melhor atriz secundária em cinema,BAFTA de melhor atriz coadjuvante e ao Óscar de melhor atriz secundária e a diversos outros prêmios críticos.