Rachel McAdams

Rachel Anne McAdams (London, 17 de novembro de 1978) é uma atriz canadense. Após ter concluído o curso de teatro na Universidade de Iorque, em 2001, ela trabalhou em produções de televisão e de cinema, como no filme Perfect Pie (pelo qual recebeu uma indicação ao Genie Awards), na comédia My Name is Tanino (2002) e na minissérie Slings and Arrows (em que ganhou o Gemini Awards).

Em 2002, seguidamente à sua mudança para Los Angeles, a atriz fez sua estreia no cinema de Hollywood na comédia The Hot Chick. McAdams logrou êxito em 2004 por interpretar Regina George na comédia Mean Girls, pela qual venceu o Prêmio MTV Movie de Desempenho Feminino Revelação e foi nomeada aos Prêmios Teen Choice de Estrela Feminina Revelação e Melhor Atriz em Comédia, e por seu desempenho como Allison "Allie" Hamilton no drama romântico The Notebook, papel que lhe rendeu uma indicação à categoria de Melhor Atriz e uma vitória à de Melhor Beijo no Prêmio MTV Movie. No ano seguinte, ela estrelou na comédia romântica Wedding Crashers, no suspense Red Eye, pelo qual recebeu uma indicação ao Prêmio Saturno de Melhor Atriz em Cinema, e na comédia-drama The Family Stone. Pelo sucesso alcançado em sua carreira, ela foi descrita pela mídia de Hollywood como a nova "It girl", e recebeu uma indicação ao BAFTA de "Melhor Estrela em Ascensão".

Depois de um hiato em sua carreira, cuja duração foi de dois anos, McAdams estrelou, em 2008, dois filmes que receberam lançamento limitado, Married Life e The Lucky Ones. Ela voltou à proeminência em 2009 ao aparecer em State of Play, The Time Traveler's Wife e Sherlock Holmes, que lhe rendeu uma nomeação ao Prêmio Saturno de Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema e uma vitória nos Prêmios Teen Choice de Melhor Atriz de Ação. No ano seguinte, a atriz apareceu na comédia Morning Glory. Em 2015, participou da segunda temporada da série True Detective, cuja participação angariou elogios da crítica e fez com que McAdams recebesse uma indicação aos Prêmios Critics' Choice Television de Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme. A atriz recebeu aclamação por parte dos críticos especializados por seu desempenho como a jornalista Sacha Pfeiffer no filme Spotlight, pelo qual foi nomeada aos Prêmios Critics' Choice, Prêmios Satellite, Screen Actors Guild e ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Em 2016, ela interpretou Christine Palmer no filme Doctor Strange, e, em 2018, estrelou a comédia Game Night, sendo indicada a Melhor Atriz de Comédia em Cinema nos Critics' Choice.

Segundo dados da revista Forbes, McAdams posicionou-se na terceira colocação das atrizes mais rentáveis de Hollywood em 2009 (gerando às produtoras com as quais trabalhou trinta milhões de dólares para cada milhão investido). Em 2017, a revista Time nomeou-a uma das Pessoas do Ano. Desde 2016, ela é uma das pessoas de maior bilheteria de todos os tempos na América do Norte, com seus filmes fazendo mais de 1,6 bilhão de dólares.