Patti LaBelle

Patricia Louise Holte (Filadélfia, 24 de maio de 1944), mais conhecida pelo seu nome artístico Patti LaBelle ou como "A Madrinha do Soul"/ "A Mãe da Voz", é uma cantora, atriz, e empreendedora estadunidense, com mais de 50 anos de carreira. Durante 16 anos, Patti foi a vocalista do grupo Labelle, pelo qual lançou sua canção assinatura "Lady Marmalade" em 1974. Neste período, emplacou os maiores sucessos das paradas musicais de R&B, pop e eventualmente disco, além do soul, sendo reconhecida como: A Madrinha do Soul, por seu desempenho enérgico em cima do palco e sua poderosa, inconfundível voz.

LaBelle iniciou sua carreira solo em fins da década de 1970, seguindo a dissolução do grupo. Emplacou grandes sucessos nas paradas pop, como: "On My Own" (em dueto com Michael McDonald), "If You Asked Me To", "Stir It Up" e "New Attitude". "On My Own" alcançou a 1ª posição em diversos países.

Detentora da marca de 50 milhões de cópias vendidas, Patti LaBelle foi incluída na Calçada da Fama de Hollywood e na Calçada da Fama do Apollo. Além de ter sido homenageada com um "Legend Award" por sua contribuição para a música norte-americana no World Music Awards. Foi ainda agraciada com um Grammy Hall of Fame em 2003 pelo legado da canção "Lady Marmalade". Sua biografia oficial, Don't Block the Blessings, permaneceu no topo da lista de best-sellers do New York Times.

É uma lenda da música norte-americana. Além de ter uma voz potente, canta de um jeito completamente único. Foi a inspiração para diversos artistas, como Mariah Carey, Christina Aguilera, Alicia Keys e Mary J. Blige.

Recentemente participa de vários programas de TV, entre eles chamou muita atencão nas competições "Dancing With the Stars" e principalmente no "The Masked Singer". Continua fazendo sucesso com seus clássicos já emplacados e seus novos trabalhos,segundo a própria: Jamais irá parar.