Newton Cannito

Newton Cannito é um cineasta, roteirista e escritor brasileiro.

Doutor em Cinema e TV pela Universidade de São Paulo, foi um dos criadores e roteirista-chefe do seriado 9mm: São Paulo, exibido pela Fox Brasil. A série recebeu o prêmio da APCA de melhor programa de teledramaturgia da TV brasileira.

Também escreveu os roteiros da telenovela Poder Paralelo, de Lauro César Muniz, da série Cidade dos Homens dos filmes Quanto vale ou é por quilo?, de Sergio Bianchi, Bróder, de Jeferson De, e O Mistério da Estrada de Sintra, de Jorge Paixão da Costa , de Reza a Lenda de Homero Olivetto, criador e roteirista da série Unidade Básica que ganhou o prêmio da ABRA de melhor roteiro de série de 30 min em 2017

Na Rede Globo foi colaborador da novela Joia Rara

Como diretor, assinou os documentários Violência SA , Jesus no Mundo Maravilha e o longa metragem Magal e os Formigas lançado pela Globofilmes em 2016

Em 2010 assumiu o comando da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Permaneceu no cargo até 2012, quando foi substituído por Ana Paula Santana. Ao longo de sua gestão, defendeu a diversificação da produção audiovisual brasileira e a exploração de tecnologias digitais de produção e distribuição e a adoção de estratégias transmidiáticas.

Em 2014- Prêmio Emmy Internacional pela colaboração na novela Joia Rara (Rede Globo)

2017 - Vencedor do prêmio ABRA de melhor roteiro de série de 30min pela Série Unidade Básica(universal Channel)

2018 é Criador da Série Z4 do SBT parceria com a Disney Channel, de 26 episódios

Atuou também como dramaturgo para o empresário Antônio Ermírio de Moraes, na escrita da peça Acorda Brasil. Fez o filme "A vida de Leon Feffer" a pedido da família em homenagem póstuma ao patriarca da família que criou a empresa Suzano de Papel. Seu mais recente trabalho foi a cinebiografia de Silvio Santos, que será interpretado por Rodrigo Faro e será lançado em breve.

Como uma evolução natural de suas experiências como criador e pensador da narrativa, Cannito criou o método “Storytelling e Autoconhecimento:

"Sua vida é um filme". É um método de reflexão autobiográfica, voltado para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, que se utiliza de técnicas de storytelling para auxiliar os participantes a renovar a forma como percebem sua própria vida e descobrir seu propósito.

Também promove a Mentoria em Storytelling Pessoal, onde usa as técnicas narrativas para ajudar profissionais a criar sua Marca Pessoal, preparando o mentorado para palestras e entrevistas e ajudando-o a conquistar maior audiência e autoridade nas redes sociais.

Apaixonado pelo Brasil e por nossa cultura, Cannito criou ainda o Movimento Utopia Brasil, que procura investigar nossa identidade nacional e estimular a criação de novas obras artísticas que dialoguem com e renovem as nossas tradições.

Seu site oficial é www.newtoncannito.com.br