Nathália Timberg

Nathalia Timberg (Itaguaí, 5 de agosto de 1929) é uma atriz brasileira.

Sua carreira abrange mais de sete décadas no teatro, cinema e televisão. Graduada pela Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciou sua trajetória nos palcos na década de 1950, participando de importantes montagens teatrais.

No teatro destacou-se em peças como Senhora dos Afogados, O Anjo de Pedra, O Pagador de Promessas, Meu Querido Mentiroso, A Morte do Caixeiro Viajante, Longa Jornada Noite A Dentro, O Jardim das Cerejeiras, Três Mulheres Altas. No cinema, participou de filmes como Viagem aos Seios de Duília (1964), Fruto Proibido (1976) e Condenado à Liberdade (2000). Na televisão coleciona inúmeros papéis memoráveis como Maria Helena de Direito de Nascer, Rainha Charlotte em A Rainha Louca, Juliana em A Sucessora, Cecília Spina em Ti Ti Ti, Celina Junqueira em Vale Tudo, Mariana em Pantanal, Constância Eugênia em O Dono do Mundo e Idalina em Força de um Desejo.

Ao longo de sua carreira recebeu duas vezes o Prêmio Molière, um Prêmio APCA de Televisão, um Troféu Mambembe, um Prêmio Shell, além de já ter sido condecorada com o Troféu Mário Lago.