Mike Flanagan

Mike Flanagan (Salem, Massachusetts, 20 de maio de 1978) é um cineasta americano e parceiro da Intrepid Pictures. Ele é mais conhecido por seus filmes de terror, todos os quais dirigiu, escreveu e editou, incluindo Absentia (2011), Oculus (2013), Hush, Before I Wake, Ouija: Origin of Evil (todos em 2016), Gerald's Game (2017) e Doctor Sleep (2019).

Flanagan também criou, dirigiu, produziu, escreveu e editou a série de terror sobrenatural da Netflix, The Haunting of Hill House (2018), baseada no romance de Shirley Jackson de mesmo nome. Ele também liderou a segunda temporada independente, intitulada The Haunting of Bly Manor, baseada no romance de terror The Turn of the Screw, de Henry James.

O trabalho de Flanagan atraiu o elogio da crítica por sua direção, foco em personagens e temas raramente retratados. Stephen King, Quentin Tarantino e William Friedkin, entre outros, o elogiaram. Ele é casado com a atriz Kate Siegel, que apareceu na maioria de suas obras desde Oculus; eles também escreveram o roteiro de Hush juntos.