Marieta Severo

Marieta da Costa Severo OMC (Rio de Janeiro, 2 de novembro de 1946) é uma premiada atriz, roteirista e produtora teatral brasileira, conhecida pelos diversos trabalhos que realiza no cinema, televisão e teatro. Filha de um um oficial do exército e uma professora de inglês, iniciou a carreira teatral em 1965.

Estreou na televisão em 1966, interpretado a princesa Éden de Bassora na telenovela O Sheik de Agadir, exibida pela Rede Globo. A partir daí, atuou em diversas telenovelas e programas da emissora - sobretudo interpretando vilãs em novelas como Vereda Tropical, Deus nos Acuda, Pátria Minha, Laços de Família, Verdades Secretas e O Outro Lado do Paraíso. Entre 2001 e 2014, interpretou a divertida Dona Nenê no seriado A Grande Família, papel que lhe rendeu diversos prêmios e elogios da crítica e público. No cinema, já atuou em mais de 30 produções, destacando-se: Com Licença, Eu Vou à Luta, O Corpo, Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme, As Três Marias, Cazuza - O Tempo Não Para, A Dona da História e Vendo ou Alugo.

Foi casada por 33 anos com o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, com quem teve três filhas: Sílvia, Helena, e Luísa. Em 2005, fundou, ao lado da amiga Andréa Beltrão, o Teatro Poeira no Rio de Janeiro.