Margot Robbie

Margot Elise Robbie (Dalby, 2 de julho de 1990) é uma atriz australiana. Nascida em Dalby, Queensland, estudou teatro no Somerset College e começou sua carreira em filmes independentes australianos no final dos anos 2000, antes de ter sido escalada para trabalhar na novela Neighbours (2008-2011); posteriormente, mudou-se aos Estados Unidos, onde estrelou a série Pan Am (2011-2012).

Ela chegou à proeminência com seu papel revelação no filme The Wolf of Wall Street (2013), pelo qual ganhou o Prêmio Empire de Melhor Revelação Feminina e foi nomeada ao MTV Movie de Melhor Revelação, além de outros de Melhor Elenco, como o Critics' Choice Movie. Sua carreira continuou a crescer com papéis de protagonista em Focus (2015), como Jane Porter em The Legend of Tarzan (2016) e Harley Quinn em Suicide Squad (2016), ganhando o Critics' Choice de Melhor Atriz em Filme de Ação e uma indicação ao Saturno de Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema, e Birds of Prey (2020).

Robbie ganhou aclamação por parte da crítica especializada por seu desempenho como a patinadora Tonya Harding em I, Tonya (2017), pelo qual recebeu indicações ao Oscar, BAFTA, Globo de Ouro e ao Screen Actors Guild na categoria de Melhor Atriz. Subsequentemente, ela continuou a ser elogiada por seus papéis como Rainha Elizabeth I no drama de época Mary Queen of Scots (2018), Sharon Tate em Once Upon a Time in Hollywood (2019) e Kayla Pospisil no drama Bombshell (2019). Por esses três papéis, ela recebeu indicações ao BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante e uma indicação ao Oscar, Globo de Ouro e Screen Actors Guild na mesma categoria por esse último filme.

Em 2017, a revista Time a nomeou uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, e, em 2019, ela foi classificada entre as atrizes mais bem pagas do mundo. A atriz é casada com o cineasta Tom Ackerley, estando eles entre os fundadores da produtora LuckyChap Entertainment, com a qual ela produziu alguns de seus filmes e a série de televisão Dollface (2019).