Lu Grimaldi

Maria Luísa Tisi (São Paulo, 20 de junho de 1954), mais conhecida como Lu Grimaldi, é uma atriz brasileira. Ela recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo um Prêmio APCA, um Prêmio Qualidade Brasil, e um Melhores do Ano.

Grimaldi iniciou sua carreira no teatro no início da década de 1970. Sua estreia profissional ocorreu em 1973 no espetáculo Dzi Croquettes, onde ganhou maior projeção nos palcos. Ela permaneceu se dedicando exclusivamente aos palcos até começar a fazer participações especiais em programas televisivos. Sua primeira aparição ocorreu na novela Vale Tudo, da TV Globo, em 1988, com um pequeno personagem. Nos anos subsequentes, continuou fazendo participações pontuais na televisão, como nas novelas A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991), As Pupilas do Senhor Reitor (1995) e Xica da Silva (1996).

Em 1999, foi escalada para a novela Terra Nostra, da TV Globo, onde interpretou a imigrante italiana Leonora. Ela se destacou na trama e sua interpretação dramática recebeu muitos elogios, rendendo a ela um Prêmio APCA e um troféu do Melhores do Ano. Elogiada pela crítica, ela passou a ser requisitada para diversos projetos na televisão, incluindo a vilã Joaquina em A Padroeira (2001), a sofrida Íris em Malhação (2002) e a doce Inês em Sinhá Moça (2006). Em 2009 estreou na TV Record vivendo a matriarca Mamma Freda na novela Poder Paralelo. Por esse trabalho, Grimaldi recebeu uma indicação ao Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante em Televisão.

Em 2014 voltou ao teatro na peça Palavra de Rainha, espetáculo inspirado na vida de Maria I de Portugal e protagonizado pela atriz. Ela recebeu aclamação da crítica por sua interpretação, vencendo o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz Dramática no Teatro. Mais tarde, ela voltou a interpretar a mesma personagem na novela Liberdade, Liberdade (2016). Em Rock Story (2017), ela realizou uma participação especial como a estilista Glória Braga, personagem inspirada em Miranda Priestly, desempenhada por Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada. Em 2021, esteve no elenco do drama histórico Nos Tempos do Imperador, como a governanta Lurdes.