Lionel Messi

Lionel Andrés Messi Cuccittini (Rosário, 24 de junho de 1987) é um futebolista argentino que atua como atacante pelo Inter Miami. Como capitão da Seleção Argentina, venceu a Copa do Mundo do Catar de 2022. Detentor de inúmeros recordes, Messi possui oito prêmios Bola de Ouro da France Football, oito títulos de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, dois Prêmios Laureus de Melhor Esportista, seis Chuteiras de Ouro da Europa e, com 48 conquistas coletivas, é o jogador com mais títulos oficiais da história do futebol.

Considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, passou a maior parte de sua carreira profissional no Barcelona, onde se tornou o maior artilheiro por um único clube, com 672 gols oficiais e o maior vencedor da história do clube catalão, com 35 troféus. Entre suas conquistas, destacam-se os dez títulos do Campeonato Espanhol e as quatro Ligas dos Campeões da Europa. Teve ainda passagens por outros clubes, como o Paris Saint-Germain, onde conquistou o Campeonato Francês duas vezes, e pelo Inter Miami, com o qual ajudou na conquista dos primeiros títulos e contribuiu para o crescimento da liga dos Estados Unidos.

Pela Seleção Argentina, Messi é o maior goleador de todos os tempos. Seu estilo de jogo e seus dribles com o pé esquerdo geram comparações com seu compatriota Diego Maradona, que descreveu Lionel Messi como seu sucessor. Foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim. Após ser nomeado capitão da seleção em junho de 2010, conduziu a Argentina a três finais consecutivas: a Copa do Mundo FIFA de 2014 e as Copas América de 2015 e 2016. Após se frustrar na final da Copa América de 2016, chegou a anunciar sua aposentadoria internacional, mas reverteu sua decisão. Conquistou seu primeiro título com a seleção principal ao vencer a Copa América de 2021, sendo eleito melhor jogador e artilheiro. Em 2022, conquistou seu maior título da carreira, o da Copa do Mundo, recebendo também o prêmio de melhor jogador.

Messi esteve entre as cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time, em 2011, 2012 e 2023, sendo reconhecido por suas realizações esportivas e por sua influência global. Por meio da Leo Messi Foundation, que apoia projetos voltados à saúde e à educação infantil, e de seu trabalho como Embaixador da Boa Vontade da UNICEF, tem participado de iniciativas para melhorar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em sua vida pessoal, o camisa dez argentino está em um relacionamento com Antonela Roccuzzo, com quem se casou em 30 de junho de 2017, e juntos têm três filhos: Ciro, Mateo e Thiago.