Lin-Manuel Miranda

Lin-Manuel Miranda (Nova Iorque, 16 de janeiro de 1980) é um ator, rapper, compositor, dramaturgo, cantor, produtor e letrista norte-americano de origem porto-riquenha conhecido por escrever e estrelar os musicais Hamilton e In The Heights. Por seus trabalhos ele já ganhou um Prémio Pulitzer, dois Grammys, um Emmy, três Tonys e outros prêmios.

Lin-Manuel escreveu a letra e a música do musical In The Heights, que abriu na Broadway no teatro Richard Rogers em março de 2008. O trabalho escrito de Miranda fez com que ele ganhasse inúmeras honras, incluindo o Tony de Melhor Trilha Sonora Original, em 2008 e o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical, em 2009. A atuação de Miranda no papel principal do show, como Usnavi, também fez com que ele ganhasse a nomeação para o Tony de Melhor Ator em um Musical e o show ganhou como Melhor Musical.

Miranda também escreveu o libreto, música e letra para Hamilton, seu segundo grande musical da Broadway, inspirado pela biografia de 2004 de Alexander Hamilton, do historiador Ron Chernow. O show ganhou em 2016 o Prêmio Pulitzer de Drama, o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical e foi nomeado para um número recorde de prêmios Tony - 16, dos quais ganhou 11 - incluindo Melhor Musical. Por sua atuação no papel principal de Alexander Hamilton no show, Miranda ganhou em 2016 o Drama League por Atuação Notável e também sua segunda nomeação ao Tony por atuação. Miranda também ganhou o Tony de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Libreto de Musical por Hamilton.