Judi Dench

Judith Olivia "Judi" Dench, CH, DBE (North Yorkshire, 9 de dezembro de 1934) é uma atriz britânica, vencedora do Oscar e do BAFTA. Quando tinha treze anos, entrou para a The Mount School, em York. Hoje, é patronesse da Friends' School Saffron Walden.

Em 1971, casou-se com o ator britânico Michael Williams, com quem teve uma filha, Tara Cressilda Williams (conhecida como "Finty Williams"), em 24 de Setembro de 1972. Sua filha tornou-se, mais tarde, atriz como a mãe. Judi estreou com o marido no sitcom inglês A Fine Romance. Michael Williams morreu de câncer no pulmão aos 65 anos, em 2001.

Dench recebeu muitas indicações e prémios pelas suas atuações em teatro, cinema e televisão; os seus prémios incluem seis BAFTA, seis Olivier Awards, dois Screen Actors Guild Awards, dois Globos de Ouro, um prémio da Academia, e um Tony Award. Ela também recebeu o BAFTA Fellowship (2001) e o Olivier Award Especial (2004). Ela foi feita uma OBE em 1970 e Dame of the British Empire (DBE), em 1998, pela rainha Elizabeth II pelos seus serviços às artes do espetáculo. Em 2005, foi nomeada uma Companion of Honour (CH). As muitas aparições de Dench na televisão incluem As Time Goes By e A Fine Romance. Tem dirigido peças, também.