Jonathan Pryce

Jonathan Pryce CBE (Holywell, 1 de Junho de 1947) é um ator e cantor britânico.

Originário do País de Gales, estudou na Royal Academy of Dramatic Art, onde conheceu sua esposa, a actriz inglesa Kate Fahy, em 1974. Iniciou sua carreira no teatro na década de 1970, obtendo grande sucesso numa performance de Hamlet no Royal Court Theatre. Seu sucesso levou a diversos papeis no cinema e na televisão, dentre os quais se destaca a atuação em Brazil, filme cult de Terry Gilliam.

Elogiado pela crítica por sua versatilidade, Pryce participou em grandes produções do cinema americano, como Evita, onde interpreta o ex-presidente argentino Juan Domingo Perón. Também atuou em Tomorrow Never Dies, Pirates of the Caribbean e The New World, assim como em projetos independentes como Glengarry Glen Ross e Carrington. Sua carreira no teatro também foi prolífica, e conquistou dois prêmios Tony — o primeiro em 1977, pela sua estreia na Broadway, em Comedians, e o segundo pelo seu papel como "O Engenheiro", na versão de 1991 do musical Miss Saigon.

A partir de 2015, Pryce entrou para o elenco da série de televisão Game of Thrones da HBO, em um papel de destaque, onde interpreta o Alto Pardal.

Recebeu aclamação da crítica por sua performance no filme The Two Popes, de Fernando Meirelles, onde interpretou o Papa Francisco, e recebeu indicações, em 2020, ao Oscar de melhor ator, ao BAFTA de melhor ator e ao Globo de Ouro de melhor ator em filme dramático.