
Jonathan Glazer (26 de março de 1965) é um cineasta, diretor e roteirista inglês. Nascido em Londres, Glazer começou sua carreira no teatro antes de fazer a transição para o cinema. Ao longo de quase três décadas, dirigiu longas-metragens, curtas-metragens, vídeos musicais e comerciais, sempre com um estilo visual arrojado e narrativas instigantes.
Glazer foi indicado para dois prêmios BAFTA e duas vezes para o Leão de Ouro e o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Veneza. Além disso, recebeu duas indicações consecutivas ao MTV Video Music Award de Melhor Direção por seu trabalho nos videoclipes Virtual Insanity, do Jamiroquai, e Karma Police, do Radiohead. Seu cinema é frequentemente caracterizado por representações de personagens imperfeitos e desesperados, explorando temas como alienação e solidão, com uma perspectiva onisciente e uso dramático da música.
Entre seus filmes mais aclamados estão Sexy Beast (2000), Reencarnação (2004) e Sob a Pele (2013), este último incluído na lista dos 100 Maiores Filmes do Século 21 da BBC. Em 2024, Glazer conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional com Zona de Interesse, tornando-se o primeiro diretor a levar essa estatueta para o Reino Unido. Seu trabalho segue sendo celebrado por sua abordagem inovadora e impactante no cinema contemporâneo.