John Hughes

John Wilden Hughes, Jr. (Lansing, 18 de fevereiro de 1950 — Nova Iorque, 6 de agosto de 2009) foi um cineasta, produtor e roteirista estadunidense. Considerado precursor do "cinema adolescente", Hughes marcou as décadas de 1980 e 1990 com filmes que retratavam a juventude, a época escolar, a maioridade e os conflitos dessa fase da vida.

Hughes é conhecido por dirigir filmes como "Gatinhas e Gatões" (Sixteen Candles), "O Clube dos Cinco" (The Breakfast Club) , "Mulher Nota Mil " (Weird Science), "Curtindo a Vida Adoidado" (Ferris Bueller's Day Off) , "Antes Só do que Mal Acompanhado" (Planes, Trains & Automobiles) e "Quem Vê Cara Não Vê Coração" (Uncle Buck), além de ter escrito os roteiros de "A Garota de Rosa-Shocking" (Pretty in Pink), "Esqueceram de Mim" (Home Alone) e "Beethoven: O Magnífico" (Beethoven).

A maior parte das obras de Hughes são ambientadas em Chicago – onde o mesmo passou sua juventude – e frequentemente combinavam comédia pastelão com momentos emocionantes. Entre os atores cujas carreiras foram impulsionadas por Hughes e seus filmes estão John Candy, Molly Ringwald, Matthew Broderick, Anthony Michael Hall e Macaulay Culkin. Desde então, Hughes é considerado um ícone que impactou significamente a década de 1980 com suas histórias de amadurecimento que capturavam a essência adolescente.