Joaquin Phoenix

Joaquin Rafael Phoenix (né Bottom; San Juan, 28 de outubro de 1974) é um ator, produtor e ativista norte-americano. Reconhecido por sua versatilidade e intensidade dramática, recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, incluindo um Óscar de Melhor Ator por Joker (2019), dois Globos de Ouro, um Grammy e a Coppa Volpi de Melhor Ator no Festival de Veneza.

Iniciou sua carreira artística ainda na infância, atuando com os irmãos River e Summer em séries de televisão, quando era creditado como Leaf Phoenix. Seu primeiro papel de destaque no cinema foi em SpaceCamp (1986). Após um período de afastamento, retomou o nome de nascimento e passou a receber reconhecimento por atuações em filmes como To Die For (1995) e Quills (2000). Alcançou projeção internacional ao interpretar Commodus em Gladiador (2000), papel que lhe rendeu sua primeira indicação ao Óscar, como Melhor Ator Coadjuvante. Outras indicações vieram por suas interpretações em Walk the Line (2005), como o músico Johnny Cash; The Master (2012), como Freddie Quell, um veterano da Segunda Guerra Mundial; e Joker (2019), como Arthur Fleck. Sua filmografia inclui ainda títulos como Buffalo Soldiers (2001), o thriller de ficção científica Signs (2002), Brother Bear (2003, como dublador), o thriller psicológico The Village (2004), o drama histórico Hotel Ruanda (2004), o documentário Earthlings (2005, como narrador), o drama romântico Two Lovers (2008), o drama The Immigrant (2013), o drama romântico de ficção científica Her (2013), o filme de comédia-drama policial Inherent Vice (2014) e o suspense existencial You Were Never Really Here (2017), pelo qual venceu o prêmio de Melhor Ator do Festival de Cinema de Cannes, e Don't Worry, He Won't Get Far on Foot (2018). Ele e seu irmão River Phoenix são os únicos irmãos indicados ao Óscar por atuações em filmes.

Além de atuar, Phoenix dirigiu videoclipes, produziu filmes e programas de televisão e gravou a trilha sonora de Walk the Line, que lhe rendeu o Grammy de Melhor Trilha Sonora de Compilação. É vegano desde os três anos de idade e conhecido por seu ativismo em defesa dos direitos dos animais, apoiando organizações como PETA e In Defense Of Animals. Também integra o conselho da The Lunchbox Fund, uma organização sem fins lucrativos que fornece refeições diárias a estudantes de escolas municipais em Soweto, na África do Sul.