João Acaiabe

João Batista Acaiabe (Espírito Santo do Pinhal, 14 de maio de 1944 – São Paulo, 31 de março de 2021) foi um ator, locutor e encenador brasileiro. Ao longo de cinco décadas de atuação, teve a carreira marcada pelos projetos realizados com o público infantil e infantojuvenil, além de transitar por papéis com profunda discussão política e racial. Acaiabe se destacou como um dos atores negros pioneiros do país.

Na televisão, Acaiabe trabalhou nas principais emissoras do país, tais como TV Tupi, TV Cultura, Band, Rede Globo e SBT. Ganhou destaque a partir de 1977, contando histórias para as crianças da plateia do programa Bambalalão. No início do anos 2000, Acaiabe voltou a se destacar entre uma nova geração de crianças ao interpretar Tio Barnabé na série Sítio do Picapau Amarelo entre 2001 e 2006. Sua imagem voltou a se popularizar entre os jovens ao interpretar o cozinheiro "chefe" Chico no remake da novela Chiquititas (2013–15). Ao longo da carreira, também atuou em novelas como O Profeta (1977), Uma Rosa com Amor (2010) e Segundo Sol (2018).

No cinema, Acaiabe se destacou em filmes dos mais variados gêneros, tais como Eles Não Usam Black-tie (1981), Chico Rei (1985), Boleiros - Era uma Vez o Futebol... (1998), Casa de Areia (2005) e Família Vende Tudo (2011). Em 1986, estrelou o curta-metragem O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart, que lhe rendeu o prêmio de melhor ator e o kikito no Festival de Gramado; em 2010 voltou a se destacar na sétima arte, protagonizando o filme Bom Dia, Eternidade.

Paralelo a carreira no cinema e na televisão, Acaiabe teve um destaque significativo no teatro, atuando e dirigindo as mais variadas montagens teatrais. Inspirado pelos seus ancestrais africanos e pelos griots – os quais considerou uma forte influência em seu estilo e carreira –, Acaiabe também potencializou sua versatilidade, destacando-se também no cenário pedagógico, realizando uma série de oficinas e projetos educativos e sociais, como contação de histórias, apresentações, cursos e aulas de teatro, sobretudo para pessoas de baixa renda.