Jessica Chastain

Jessica Michelle Chastain (Sacramento, 24 de março de 1977) é uma atriz e produtora norte-americana. Chastain nasceu e cresceu no norte da Califórnia, desenvolvendo desde cedo um interesse pela atuação. Ela estreou profissionalmente no teatro em 1998 como Julieta em uma produção de Romeu e Julieta. Estudou atuação na Escola Juilliard e depois disso assinou um contrato com o produtor televisivo John Wells. Chastain fez aparições coadjuvantes em diversas séries de televisão, incluindo ER e Law & Order: Trial by Jury. Ela também participou de produções teatrais de O Jardim das Cerejeiras e Salomé.

Sua estreia no cinema foi em 2008 com o filme Jolene, ganhando grande reconhecimento em 2011 depois de estrelar em vários dramas elogiados pela crítica, principalmente Take Shelter e The Tree of Life. Sua interpretação em The Help lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. No ano seguinte, Chastain venceu o Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo suspense Zero Dark Thirty. Ela estreou na Broadway em uma produção de The Heiress no mesmo ano. Seus maiores sucessos de bilheteria foram os filmes de ficção científica Interstellar de 2014 e The Martian de 2015, continuando a ser elogiada pelos dramas A Most Violent Year de 2014, Miss Sloane de 2016 e Molly's Game de 2017.

Chastain é fundadora da companhia de produção Freckle Films, que ela criou com o objetivo de promover maior diversidade no cinema. Ela faz campanha em defesa de questões sobre doenças mentais, além de igualdade de gênero e racial. Seus trabalhos fora das telas fizeram com que fosse nomeada em 2012 como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Chastain é casada desde 2017 com o executivo de moda italiano Gian Luca Passi de Preposulo.