Jennifer Lopez

Jennifer Lynn Affleck (Nova Iorque, 24 de julho de 1969) conhecida como Jennifer Lopez ou J.Lo, é uma cantora, compositora, atriz, modelo, dançarina, produtora, estilista, coreógrafa e empresária norte-americana de ascendência porto-riquenha. Por seu papel no filme Selena (1997), ela se tornou a primeira atriz latina a ganhar 1 milhão de dólares por um filme. Posteriormente, estrelou vários filmes de sucesso, e se estabeleceu como a atriz latina mais bem paga de Hollywood.

Lopez se aventurou na indústria musical com seu primeiro álbum de estúdio On the 6 (1999), que ajudou a impulsionar o movimento do pop latino na música norte-americana. Em 2001, com o lançamento simultâneo de seu segundo álbum de estúdio J.Lo, e da comédia romântica The Wedding Planner, ela se tornou a primeira mulher a ter um álbum e um filme em primeiro lugar na mesma semana. Seu lançamento de 2002, J to tha L–O! The Remixes, tornou-se o primeiro álbum de remixes da história a estrear no topo da Billboard 200. Seus singles de maior sucesso incluem "If You Had My Love", "Waiting for Tonight", "Love Don't Cost a Thing", "I'm Real", "Ain't It Funny", "All I Have", "Jenny from the Block", "Get Right" e "On the Floor".

Em 2011, se tornou jurada no reality show musical American Idol. De 2016 a 2018, ela estrelou a série de drama policial Shades of Blue, e fez uma turnê de residência, Jennifer Lopez: All I Have, no Planet Hollywood Las Vegas. Em 2019, ela foi aclamada pela crítica por sua atuação no filme Hustlers.

Lopez é considerada um ícone da cultura pop, e é frequentemente descrita como uma artista de ameaça tripla. Com 80 milhões de discos vendidos, ela é considerada uma das artistas mais influentes do mundo. Em 2012, a revista Forbes a classificou como a "celebridade mais poderosa do mundo" e a 38ª mulher mais poderosa do entretenimento. A Time a listou entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2018. Por suas contribuições a indústria, ela possui uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, um Billboard Icon Award, e um Michael Jackson Video Vanguard Award, entre outras honras. Seus outros empreendimentos incluem linhas de beleza e roupas, fragrâncias, e uma companhia de produção.