Jennifer Lopez

Jennifer Lynn Affleck, nascida Lopez (Nova Iorque, 24 de julho de 1969), também conhecida como J.Lo, é uma cantora, compositora, produtora musical, dançarina, atriz, estilista, produtora de televisão, coreógrafa e empresária norte-americana de origem porto-riquenha. Em 1991, ela começou a aparecer como uma dançarina Fly Girl em In Living Color, onde permaneceu até decidir seguir a carreira de atriz em 1993. Por seu primeiro papel principal em Selena (1997), ela se tornou a primeira atriz hispânica a ganhar mais de US$ 1 milhão por um filme. Posteriormente, estrelou os filmes Anaconda (1997) e Out of Sight (1998), e se estabeleceu como a atriz hispânica mais bem paga de Hollywood.Lopez se aventurou na indústria musical com seu primeiro álbum de estúdio On the 6 (1999), que ajudou a impulsionar o movimento do pop latino na música norte-americana, e mais tarde estrelou o terror psicológico The Cell (2000). Com o lançamento simultâneo de seu segundo álbum de estúdio J.Lo e da comédia romântica The Wedding Planner em 2001, ela se tornou a primeira mulher a ter um álbum e um filme no primeiro lugar na mesma semana. Seu lançamento de 2002, J to tha L–O! The Remixes, tornou-se o primeiro álbum de remixes da história a estrear no topo da Billboard 200 dos Estados Unidos. Mais tarde naquele ano, ela lançou seu terceiro álbum de estúdio, This Is Me... Then e estrelou o filme Maid in Manhattan.

Depois de estrelar Gigli (2003), um fracasso crítico e comercial, Lopez estrelou as comédias românticas de sucesso Shall We Dance? (2004) e Monster-in-Law (2005). Seu quinto álbum de estúdio, Como Ama una Mujer (2007), teve as maiores vendas na primeira semana de um álbum de estreia em língua espanhola nos Estados Unidos. Após um período relativamente malsucedido, ela voltou à proeminência em 2011 com sua aparição como jurada no reality show musical American Idol e com o lançamento de seu sétimo álbum de estúdio, Love?. De 2016 a 2018, ela estrelou a série de drama policial Shades of Blue e realizou um show de residência, Jennifer Lopez: All I Have, no Planet Hollywood Las Vegas. Ela também produziu e atuou como jurada no World of Dance (2017–2020). Em 2019, ela foi aclamada pela crítica por sua atuação no drama policial Hustlers.

Lopez é considerada um ícone da cultura pop, e é frequentemente descrita como uma artista de ameaça tripla. Com um faturamento bruto de US$ 3.1 bilhões em ingressos de filmes e vendas globais estimadas em 70 milhões de discos, ela é considerada a artista hispânica mais influente da América do Norte. Em 2012, a revista Forbes a classificou como a celebridade mais poderosa do mundo e a 38ª mulher mais poderosa do mundo. A Time a listou entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2018. Seus singles de maior sucesso na tabela norte-americana Billboard Hot 100 incluem "If You Had My Love", "I'm Real", "Ain't It Funny", "All I Have" e "On the Floor". Por suas contribuições para a indústria fonográfica, ela possui uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e recebeu o Billboard Icon Award e o Michael Jackson Video Vanguard Award, entre outras honras. Seus outros empreendimentos incluem linhas de beleza e roupas, fragrâncias, uma companhia de produção e uma fundação de caridade.