Jennifer Lawrence

Jennifer Shrader Lawrence (Indian Hills, 15 de agosto de 1990) é uma atriz norte-americana, vencedora do Oscar de Melhor Atriz, que alcançou o reconhecimento internacional através de suas atuações como a mutante azul Mística na franquia X-Men e a heroína Katniss Everdeen na franquia The Hunger Games.

O seu primeiro grande papel foi como membro do elenco principal em The Bill Engvall Show da TBS (2007-2009) e, posteriormente, apareceu nos filmes independentes The Burning Plain (2008) e Winter's Bone (2010) — este último pelo qual recebeu nomeações para o Óscar, o Globo de Ouro, Satellite Award, o Independent Spirit Award e o Screen Actors Guild Award de Melhor Atriz. Lawrence é descrita como uma das melhores atrizes da sua geração, devido à aclamação da crítica pelas suas atuações e aos 20 anos foi a terceira atriz mais jovem a ser nomeada para o Óscar de Melhor Atriz.

Aos 22 anos, seu desempenho como a ninfomaníaca Tiffany Maxwel na comédia romântica Silver Linings Playbook (2012) rendeu-lhe o Óscar, o Globo de Ouro, o Screen Actors Guild Award, o Satellite Award e o Independent Spirit Award de Melhor Atriz, entre outros reconhecimentos — fazendo dela a pessoa mais jovem a ser nomeada para dois prêmios da Academia para Melhor Atriz e a segunda mais jovem vencedora desse prêmio.Pelo papel de Rosalyn Rosenfeld no filme American Hustle (2013), recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, o BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante e a sua terceira indicação ao Óscar, como Melhor Atriz Coadjuvante. Aos 25 anos, Lawrence tornou-se a pessoa mais jovem a receber quatro indicações ao Óscar, por sua interpretação como a empreendedora Joy Mangano na cinebiografia Joy, que marca sua terceira colaboração com David O. Russell. Pelo papel, a atriz recebeu seu terceiro Globo de Ouro consecutivo.Lawrence estabeleceu-se em Hollywood, protagonizando duas franquias de sucesso nas bilheterias. Na primeira, interpretou a mutante Mística nos filmes X-Men: First Class, X-Men: Days of Future Past, X-Men: Apocalypse e Dark Phoenix. Em 2012, integrou, como personagem principal, o elenco do primeiro filme da série de filmes The Hunger Games, uma adaptação do best-seller da trilogia de romances de Suzanne Collins. Seu desempenho nos filmes rendeu-lhe notáveis elogios da crítica e estabeleceu-a como a mais rentável heroína de ação de sempre nas bilheterias. As atuações de Lawrence levaram Rolling Stone a chamá-la de "a jovem atriz mais talentosa na América". Em 2013, a revista Time nomeou-a uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e a Elle nomeou-a a mulher mais poderosa no ramo do entretenimento. Foi a segunda atriz que mais faturou em 2013 (26 milhões de dólares) e, segundo a Forbes, foi a atriz mais rentável de 2014. Também foi a atriz mais bem paga do mundo em 2015 (52 milhões de dólares) e repetiu o feito em 2016 (46 milhões de dólares).