Jeff Daniels

Jeffrey Warren "Jeff" Daniels (Athens, 19 de fevereiro de 1955), é um ator, roteirista, diretor de teatro, músico e dramaturgo americano. Iniciou a carreira no teatro, e desde então, vem atuando em diversas peças e em filmes dos mais variados gêneros, tais como comédia, ação e ficção científica. Por seus trabalhos, ganhou dois Primetime Emmy Awards e recebeu vários Globos de Ouro, Screen Actors Guild e indicações ao Tony Award.

Fundou uma companhia de teatro sem fins lucrativos, o Purple Rose Theatre Company, em seu estado natal, Michigan. Atuou em várias produções teatrais, dentro e fora da Broadway, e foi indicado para o Tony Award como Melhor Ator para a peça da Broadway Le Dieu du Carnage (2009), junto com seus outros três companheiros de elenco.

Possui uma carreira filmográfica próspera, desde sua estréia oficial em 1981, em Ragtime, até Intrigas de Estado de 2009. Por seu trabalho no cinema, recebeu três indicações ao Globo de Ouro, incluindo de Melhor Ator no musical de 1985, de Woody Allen, A Rosa Púrpura do Cairo (daí o nome de sua companhia de teatro). Ele também recebeu indicações do Screen Actors Guild, Satellite Awards, e vários outros por seu trabalho em The Squid and the Whale (br:A Lula e a Baleia) (London Film Critics Circle Award de Ator do Ano, Independent Spirit por Melhor Ator, Chlotrudis Award de Melhor Ator e Gotham Awards). Por seu papel em The Newsroom, ganhou o Emmy Awards de Melhor Ator em Série Dramática, em 2013. Em 2018, recebeu duas indicações ao Emmy, uma como Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme por The Looming Tower e outra como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme por Godless, vencendo esta última categoria.