Jean Smart

Jean Smart (Seattle, 13 de setembro de 1951) é uma atriz norte-americana. O papel pelo qual é mais conhecida é o da perturbada primeira-dama Martha Logan na série 24 Horas, atuação que lhe rendeu uma indicação de Melhor Atriz Coadjuvante em Drama no Emmy de 2006.

Ela estrelou como Charlene Frazier Stillfield em Designing Women, de 1986 a 1991; emprestou sua voz para dublar Kim Possible de 2002 a 2004; era do elenco principal da sitcom Center of the Universe, com John Goodman. Recentes aparições no cinema incluem filmes como O Garoto, da Disney, Doce Lar, A Casa Caiu, com Steve Martin e Queen Latifah, e Garden State. Ela também fez a voz de Pickles Oblong em The Oblongs.

Casou-se com o ator Richard Gilliland, que ela conheceu trabalhando no filme Designing Women, e com quem teve um filho, Connor. É formada na Ballard High School, onde começou a se apaixonar por atuar.

Em 2008, Smart ganhou o Prêmio Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia por seu papel da mãe dominadora Samantha no seriado Samantha Who?, que ela deu vida de 2007 a 2009. Ela também foi escalada como governadora do Havaí, Pat Jameson, na primeira temporada da série Hawaii Five-0.

Em maio de 2009, Jean Smart adotou uma bebê da China, Bonnie Kathleen.

Ela atualmente está no elenco da série do HBO Max Hacks com a personagem Deborah Vance, seu primeiro papel principal em quatro décadas trabalhando na televisão.

No seu discurso realizado na cerimônia de entrega do Prêmio Emmy 2021, a atriz fez uma homenagem a seu marido Richard Gilliland falecido 6 meses antes. Na ocasião a atriz disse: “Antes de dizer qualquer coisa, preciso falar sobre o meu saudoso marido Richard Gilliland, que morreu há exatos seis meses ontem”. “Eu não estaria aqui sem ele, sem que ele colocasse sua carreira de lado para que eu tirasse todo o proveito das incríveis oportunidades que tive”.