Ivete Sangalo

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady (Juazeiro, 27 de maio de 1972) é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, empresária, apresentadora, atriz e diretora artística brasileira. Alcançou sucesso ainda como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 5 milhões de discos e chegando a fazer cerca de trinta shows por mês. Durante toda sua carreira já vendeu cerca de 20 milhões de cópias, tornando-se uma das maiores artistas com vendagem de discos no Brasil, ela também possui as duas maiores turnês solo femininas do país, sendo a Tour Madison a maior com mais de R$70 milhões de arrecadação.

Uma das maiores e mais importantes figuras da música brasileira, tendo seu sucesso consolidado na história da cultura nacional, é conhecida pelo nome de "Rainha do Brasil" pelo seu impacto e influência na cultura do país.

Ivete é mais frequentemente reconhecida pela sua poderosa voz, carisma e notáveis performances durante os seus shows. Em sua carreira, Ivete ganhou 4 vezes o Grammy Latino, sendo uma em Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional em 2005, Melhor Álbum de Música Popular Brasileira pelo especial Ivete, Gil e Caetano conquistado em 2012, Melhor Álbum de Música Pop Contemporâneo por Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo - 20 Anos em 2014 e em Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa por Arraiá da Veveta em 2021. e é recordista do Prêmio Multishow, contabilizando 16 conquistas, também sendo a artista mais premiada nos Melhores do Ano da TV Globo, com 12 troféus, sendo 9 de Melhor Cantora e 3 de Melhor Música. Ivete também ganhou 7 Troféus Imprensa, sendo a recordista e a cantora mais indicada com 15 indicações. Por sua contribuição à música brasileira, foi homenageada com o Troféu Mário Lago em 2020.

Em 1999, chegou às lojas o álbum homônimo, gerando um disco de platina, primeiro da carreira solo da cantora, vendendo ao todo mais de 400 mil cópias. Desse álbum, foi extraído o single "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", canção romântica que alavancou sua carreira. Com o passar do anos, Sangalo lançou vários álbuns, gerando grandes singles dos mais variados ritmos como "A Lua Q Eu T Dei", "Festa", "Sorte Grande", "Flor do Reggae", "Abalou", "Quando a Chuva Passar", "Berimbau Metalizado", "Não Precisa Mudar", "Deixo", "Cadê Dalila?", "Agora Eu Já Sei", "Na Base do Beijo", "Acelera Aê" entre outros. Em 2008, a cantora ganhou o status de "Maior vendedora de DVDs do mundo em 2007", ao atingir a marca de 1,8 um milhão e oitocentas mil cópias vendidas com seu DVD ao vivo no Maracanã. Ela deixou para trás bandas como Nirvana, que vendeu cerca de 174 mil cópias com o DVD Unplugged in New York. Ivete é conhecida internacionalmente, tendo feito diversos shows em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, Itália, Angola, Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Uruguai, Canadá e Japão.

Em 2009, Sangalo lança seu décimo álbum de estúdio, Multishow Registro: Pode Entrar. O álbum gerou os singles "Cadê Dalila?", música do carnaval de 2009, "Quanto Ao Tempo", em parceria com Carlinhos Brown e "Na Base do Beijo", canção para o carnaval de 2010. Ainda no início de 2010, a produtora da cantora, Caco de Telha, traz a turnê I Am... Tour de Beyoncé ao Brasil. Em dezembro de 2010, Sangalo lança o quarto DVD, Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden, gravado em Nova Iorque, com a participação de Nelly Furtado, Diego Torres, Juanes, Seu Jorge, do astro britânico James Morrison e da dupla Wisin & Yandel.

Foi nomeada como a nova embaixadora da Boa Vontade para combater o tráfico de pessoas no Brasil, pela UNODC. Ivete ainda foi uma das agraciadas com a medalha Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ivete Sangalo foi comparada pelo jornal americano The New York Times a Janis Joplin e Tina Turner, a cantora é descrita como uma "belter", ou seja, alguém que utiliza uma técnica vocal de volume alto e notas musicais agudas. Além disso, é reconhecida como extremamente popular no Brasil, mesmo fora dos palcos. Em 2012, Ivete Sangalo foi eleita a 100ª maior voz brasileira de todos os tempos, pela revista Rolling Stone Brasil. Em 2014, Ivete recebeu o título de madrinha da aeronave Patrulha P-3AM, do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (Esquadrão Orungan), que pertence ao 7º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi eleita a mulher mais poderosa na lista dos brasileiros mais influentes de 2014 e recentemente em 2016 da Forbes Brasil.

Ivete já se apresentou em alguns dos mais importantes eventos do mundo como a abertura da Copa América de 2011 (ao lado de Diego Torres), realizada na Argentina, a Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 (ao lado de Shakira) e os Jogos Paraolímpicos de 2016, ambos no Brasil. Em 2017, Ivete foi a homenageada ao ser enredo da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio no carnaval carioca.