
Ivan do Espírito Cardoso Filho (Rio de Janeiro, 1º de outubro de 1952) é um cineasta e fotógrafo brasileiro.
A carreira de Ivan relaciona-se ao termo terrir, que designa os filmes que mesclam humor e terror, gênero do qual é considerado um mestre.
Cardoso trouxe o termo de um gibi publicado pela Editora Taika, da qual era leitor assíduo. Fascinado por quadrinhos, adquiriu os direitos da personagem Naiara, a Filha de Drácula, personagem publicada pela editora e ilustrada por Nico Rosso (que também ilustrava a revista Terrir). Cardoso contou, em diversos de seus filmes, com roteiros de R. F. Lucchetti, Por intermédio de José Mojica Marins, Lucchetti conheceu Cardoso em 1977, iniciando uma parceria criativa que resultaria em obras como O Segredo da Múmia (que contou com Mojica no elenco), As Sete Vampiras, O Escorpião Escarlate e Um Lobisomem na Amazônia.
Incorporando o horror em seus trabalhos desde seus primeiros filmes, o início de sua filmografia é marcado pela realização de curta-metragens no formato Super-8 e por sua afiliação aos movimentos contraculturais existentes no Rio de Janeiro entre as décadas de 1960 e 1970.