Gérard Depardieu

Gérard Xavier Marcel Depardieu (Châteauroux, 27 de dezembro de 1948) é um ator e cineasta francês. É também empresário, principalmente no ramo da viticultura. Foi agraciado com o título nobiliárquico de chevalier pela Ordem Nacional da Legião de Honra e pela Ordem Nacional do Mérito. Em janeiro de 2013, recebeu a cidadania russa, tornando-se embaixador cultural de Montenegro no mesmo mês.

Suas atuações em O Último Metro, Jean de Florette e Cyrano de Bergerac o alçaram ao posto de "galã" e lhe renderam diversos prêmios e indicações. Ao longo da carreira, Depardieu interpretou os mais variados personagens nas mais diversas produções, tornando-se o "o ator mais requisitado da França", e também conhecido por trabalhar com os principais cineastas franceses.

Sua atuação na comédia Green Card lhe rendeu um Globo de Ouro e, posteriormente, atuou em vários filmes de Hollywood, como 1492: Conquest of Paradise, Hamlet, The Man in the Iron Mask, My Father the Hero, Bogus e Life of Pi. A imagem de Depardieu também se popularizou com a interpretação de Obelix nas versões live-action da franquia Asterix.