George Clooney

George Timothy Clooney (Lexington, 6 de maio de 1961) é um ator, produtor, roteirista, e diretor de cinema e televisão, empresário e filantrópico norte-americano. É vencedor de quatro Globo de Ouros, três SAG Awards e dois Oscars, um de melhor ator coadjuvante por Syriana em 2006 e outro como produtor de Argo em 2012, ano que se consagrou segunda pessoas a conseguir ser indicado em seis categorias diferentes da premiação (Melhor Filme, Melhor Diretor; Melhor Roteiro Original, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante), repetindo o feito de Walt Disney e sendo seguido por Alfonso Cuarón. Com Brad Pitt, divide o feito de únicos vencedores do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e Filme. In 2010, recebeu o Bob Hope Humanitarian Award, do Emmy, por seu trabalho humanitário e especial de TV para arrecadar dinheiro para o Haiti, em 2013 recebeu o BAFTA por conjunto da obra, em 2015 ganhou o Cecil B. DeMille Award, do Globo de Ouro, em 2017 ganhou o prêmio honorário do Cesar Award, e em 2018, recebeu o AFI Lifetime Achievement Award, todos por sua carreira.

Clooney começou sua carreira na televisão em 1978, e mais tarde, ganhou reconhecimento no drama médico ER no qual atuou de 1994 a 1999, e lhe rendeu duas indicações ao Emmy. Enquanto trabalhava no show, atraiu diversos convites para papeis principais em filmes. Em 1996, fez Um Drink do Inferno, e em 1998, Irresistivel Paixão, filme do diretor Steven Soderbergh,com quem Clooney viria a trabalhar outras diversas vezes. Em 1999, conseguiu o papel principal do filme Três Reis. Em 2000, protagonizou E aí, Meu Irmão, Cadê Você?, que lhe rendeu seu primeiro Globo de Ouro e iniciou uma longa parceria com os Irmãos Cohen.

Em 2001, a fama do ator foi aumentada com o lançamento de seu primeiro sucesso comercial cinematográfico, o remake de Onze Homens e Um Segredo, dirigido por Soderbergh. Graças a grande aceitação do publico, o filme se tornou uma trilogia. Um ano depois, fez sua estreia na direção com o filme Confissões de Uma Mente Perigosa, que concorreu na categoria de Melhor Filme do Festival de Cinema de Berlim e rendeu a Sam Rockwell o prêmio de Melhor Ator do festival. Em 2005 dirigiu e roteirizou Boa Noite e Boa Sorte, filme indicado a seis Oscars e vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, em 2008 dirigiu a comédia Leatherheads, em 2011 o drama politico The Ides of March, indicado a dois Oscars, em 2014 o filme de guerra The Monuments Men, em 2017 a comédia Suburbicon e em 2020 o drama da Netflix The Midnight Sky.

Clooney foi incluído na Time 100, lista de pessoas mais influentes do mundo em todos os anos de 2006 a 2009. Em 2018, foi nomeado pela Forbes o ator mais bem pago do ano por conta da venda bilionária de sua marca de tequila, Casamigos. George é uma das personalidades mais ricas de Hollywood, com uma fortuna estimada em US$550 milhões e é constantemente listado como um dos homens mais atraentes da indústria.

É também conhecido por seu ativismo, foi Mensageiro da Paz da Unicef e é membro do Council on Foreign Relations. É casado com a advogada de direito humanos Amal Clooney e com ela fundou e preside a Clooney Foundation for Justice, que tem como objetivo denunciar e buscar justiça por casos de abuso e violação dos direitos humanos pelo mundo. George e Amal têm dois filhos, um casal de gêmeos.