Gary Oldman

Gary Leonard Oldman (Londres, 21 de março de 1958) é um ator, diretor e produtor cinematográfico britânico.

Oldman iniciou a sua carreira no teatro em 1979, tendo recebido vários prémios pelos seus papéis. Foi membro da Royal Shakespeare Company e alguns dos seus trabalhos incluem as peças The Massacre at Paris (1980), Entertaining Mr Sloane (1983), The Country Wife (1987) e Hamlet (1987). Oldman conseguiu o seu primeiro papel de protagonista no cinema em 1983 com o filme Meantime e ganhou notoriedade graças ao seu papel de Sid Vicious no filme Sid and Nancy (1986). Ficou também conhecido pelos seus papéis de Joe Orton em Prick Up Your Ears (1987), papel que lhe valeu uma nomeação para os prémios BAFTA, o líder da firma de futebol em The Firm (1989) e Rosencrantz em Rosencrantz & Guildenstern Are Dead (1990). No final dos anos 1980, Gary foi descrito como um membro do "Brit Pack" e o crítico de cinema Roger Ebert afirmou que Oldman era "o melhor jovem ator britânico da atualidade". Nos anos seguintes, Oldman ficou conhecido por interpretar principalmente antagonistas como um gangster em State of Grace (1990), Lee Harvey Oswald em JFK (1991) e Conde Drácula em Bram Stoker's Dracula (1992).

Oldman continuou a interpretar vilões em filmes como True Romance (1993), The Fifth Element (1997), Air Force One (1997) e The Contender (2000) - filme que lhe valeu uma nomeação para os Screen Actors Guild Awards. Interpretou ainda o agente da DEA, Norman Stansfield em Léon: The Professional (1994), um desempenho que foi considerado por várias publicações um dos seus melhores trabalhos.

No século XXI, os seus papéis mais conhecidos incluem o de Sirius Black na saga Harry Potter, James Gordon na trilogia The Dark Knight, George Smiley em Tinker Tailor Soldier Spy (papel que lhe valeu a sua primeira nomeação para o Óscar), Dreyfus em Dawn of the Planet of the Apes e Winston Churchill em Darkest Hour, esse último lhe garantindo o Oscar de Melhor Ator e vários outros prêmios.

Para além do seu trabalho como ator, escreveu e dirigiu o filme Nil by Mouth (1997), que venceu dois prémios BAFTA e foi nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes. É ainda músico, tocando vários instrumentos, cantando faixas da banda sonora do filme Sid and Nancy, e fazendo dueto com David Bowie na música "You've Been Around".

Considerado por muitos o melhor ator da sua geração, Oldman influenciou atores como Tom Hardy, Michael Fassbender, Brad Pitt, Johnny Depp, Ryan Gosling, Christian Bale, Benedict Cumberbatch e Jessica Chastain, entre outros.