Francisco Santos

Francisco Santos é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 06º59'34" sul e a uma longitude 41º08'16" oeste, estando a uma altitude de 270 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7.040 habitantes, em 2010 era de 8.592 habitantes e já em 2020 de 9.372 habitantes.O município é servido pelas rodovias BR-316 e BR-020, que o atravessam no sentido leste-oeste e norte-sul, respectivamente. A economia é basicamente agrícola, com a produção de feijão “de corda ou canapu”, “feijão ligeiro ou verde”, “feijão branco”, mandioca, caju, cujo produto mais valioso é a “castanha de caju”, sendo o estado o segundo produtor nacional, logo atrás do estado do Ceará.

Às margens da rodovia BR-316, passagem obrigatória para quem vai à sede do município e do qual dista 14 quilômetros, localiza-se o povoado Boa Viagem, também conhecido como “87”, alusão à antiga contagem de distância em relação à fronteira interestadual.

O povoado, com população estimada em 1.500 habitantes, busca desenvolver atividade econômica mais lucrativa e, a partir de 2004, inaugurou a feira livre, todas as sextas-feiras, onde são expostos e vendidos os produtos da região e vizinhanças, num animado mercado público.

Nos últimos dez anos, o povoado mostrou pujança e desenvolvimento, contando atualmente com vários telefones públicos, dezenas de telefones instalados em residências, um supermercado, padaria, e várias mercearias (também chamadas “budegas”), oferecendo grande variedade de produtos à população e aos viajantes.