Emma Stone

Emily Jean "Emma" Stone (Scottsdale, 6 de novembro de 1988), é uma atriz norte-americana. Nascida e criada em Scottsdale, Arizona, começou sua carreira como atriz-mirim, atuando em peças teatrais como The Wind in the Willows, em 2000. Quando adolescente, mudou-se com sua mãe a Los Angeles e fez sua estreia na televisão em The Partridge Family (2004), um reality show que produziu apenas um episódio piloto não comercializado. Depois de pequenos papéis na televisão, a atriz debutou no cinema em Superbad (2007) e recebeu atenção positiva da mídia por seu papel em Zombieland (2009). A comédia adolescente Easy A (2010) foi o seu primeiro papel principal, pelo qual recebeu indicações ao prêmio BAFTA de Melhor Atriz em Ascensão e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical. Esse avanço foi seguido de papéis de sucesso na comédia romântica Crazy, Stupid, Love (2011) e no drama The Help (2011).

Stone ganhou amplo reconhecimento ao ter interpretado Gwen Stacy no filme The Amazing Spider-Man (2012 ) e sua sequência de 2014. Ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, além do BAFTA, Critics' Choice, Globo de Ouro e Screen Actors Guild, por atuar como Sam Thomson, uma viciada em drogas em recuperação, na comédia de humor negro Birdman (2014). Sua estreia na Broadway aconteceu em um revival do musical Cabaret (2014–2015).

Em 2016, Stone recebeu aclamação por parte da crítica pela sua interpretação como Mia Dolan, uma aspirante atriz, no musical La La Land, o qual lhe valeu prêmios como Oscar, BAFTA, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e Coppa Volpi no Festival de Veneza, todos na categoria de Melhor Atriz. Ela retratou Billie Jean King no filme biográfico Battle of the Sexes (2017) e Abigail Masham na dramédia The Favorite (2018), pela qual foi novamente elogiada e indicada ao Oscar, BAFTA, Critics' Choice, Globo de Ouro e Screen Actors Guild de Melhor Atriz Coadjuvante. Ainda em 2018, ela estrelou na minissérie de humor negro Maniac.