
Emiliano Valmir Ruschel (Lagoa Vermelha, 28 de Julho de 1980) é um ator, produtor cinematográfico e diretor de cinema brasileiro.
Estreou na TV em uma participação relâmpago na telenovela global Kubanacan como Enzo. Estudou com grandes profissionais, como Fátima Toledo e os americanos Bernard Hiller e Robert Castle. Em 2010, dirigiu seu primeiro filme chamado Contramão. No mesmo ano, ganhou um prêmio no New York Television Festival.[carece de fontes?] Seu último trabalho foi em Cheias de Charme, onde interpretou Theo Teló, contracenando com seu irmão fictício Michel Teló e a antagonista Chayene (Cláudia Abreu).
Fundador e CEO da Ruschel Studios Emiliano Ruschel, que trabalhou com grandes empresas do audiovisual no Brasil e no exterior como Rede Globo, Rede Record, O2 Filmes, e as internacionais Paramount, Disney e Sony. Em seu portfólio constam mais de 77 projetos realizados, entre atuação, produção e direção. IMDB.
Emiliano Ruschel faz parte do sindicato de atores norte americanos SAG-AFTRA, para realização de projetos internacionais.