Edy Star

Edivaldo Souza, conhecido pelos nomes artísticos de Edy, Edy Souza - no início da carreira - e Edy Star (Juazeiro, 10 de janeiro de 1938), é um cantor, compositor, ator, dançarino, produtor teatral, apresentador de televisão e artista plástico brasileiro. Iniciou sua carreira na adolescência, participando do programa A Hora da Criança, na Rádio Sociedade da Bahia. Depois de adulto, trabalhou com circo, teatro, música, rádio e televisão, sempre mantendo um estilo debochado, próximo da chanchada, do cabaré e do teatro de revista, suas maiores influências na carreira artística. No final dos anos 60, iniciou a transição do Nordeste para o Rio de Janeiro e São Paulo, que vinham se tornando centros culturais muito importantes, em detrimento das cenas locais e regionais.

Desse modo, a partir da década seguinte, envolve-se em diversos trabalhos de vanguarda: primeiro, participa do disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, com Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada; em segundo lugar, surge como grande sensação nos círculos marginais pelas suas apresentações desbocadas e que desafiavam limites relativos à sexualidade, inicialmente na região então degradada da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, e, depois, passando a apresentar-se em locais frequentados pela alta sociedade, como as boates Number One e Up's; em terceiro lugar, participa da montagem nacional de grande sucesso da peça The Rocky Horror Show, de Richard O'Brien. O sucesso abre caminho para a gravação de um álbum autoral, Sweet Edy. Edy trabalha com teatro e televisão no restante da década e na próxima. Na década de 1990, o artista muda-se para a Espanha, onde continua a trabalhar com teatro e como produtor de boates. Após quase 20 anos naquele país, Edy retorna ao Brasil e retoma sua carreira de cantor, com apresentações, relançamento do seu primeiro álbum, e o lançamento de um novo disco, Cabaré Star, em 2017.

Edy é conhecido por ter feito parte da Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, bem como pelas suas apresentações que misturavam diversos estilos debochados de teatro e que desafiavam as convenções sociais relativas à sexualidade. Por isso mesmo, ficou famoso por ter sido o primeiro artista brasileiro a revelar a sua homossexualidade.