Djimon Hounsou

Djimon Gaston Hounsou (Cotonou, 24 de Abril de 1964), ou simplesmente Djimon Hounsou, pronunciado como "Jie-mon Hahn-soo" é um ator, dançarino e modelo beninense, naturalizado estadunidense.

Hounsou imigrou para Paris com 13 anos, junto ao seu irmão, e viveu nas ruas da periferia, até ser descoberto pelo Design de Moda Thierry Mugler que fez dele um modelo. Sua estreia no cinema foi em 1990, no filme Without You I'm Nothing. Mais tarde recebeu papéis em séries de TV como Beverly Hills 90210, ER (Barrados no Baile) e Alias. Recebeu um maior papel no filme de ficção científica Stargate.

Recebeu uma boa aclamação da crítica e uma indicação ao Golden Globe pelo seu personagem quilarvra em 1997 pelo filme de Steven Spielberg Amistad. Ganhou destaque também como Juba, em Gladiador. Em 2004 foi indicado ao Oscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário) por In America. 2004 foi primeiro ano em que 2 atores africanos foram indicados ao Oscar, Charlize Theron foi indicada por Monster.

Em 2006 ganhou o National Board of Review como melhor ator (coadjuvante/secundário) por Blood Diamond, também foi indicado ao Broadcast Film Critics Association e Screen Actors Guild Awards.